Page 18 - Boletim APE 253
P. 18
EM FOCO APE
Assembleia Geral Ordinária
Na terça-feira dia 26 de março, com início às 20:30 reali- zou-se a Assembleia Geral Ordinária para apresentação, apreciação e votação do Relatório de Atividades e Contas de 2018 e do Plano para 2019.
Com uma boa presença de cerca de 40 Associados a Di- reção, que viu as suas propostas aprovadas por unanimida- de e aclamação, congratula-se com este voto expresso de apoio dos Associados e sente-se revigorada para concluir o mandato, do triénio 2017-2019, da melhor forma.
“Belas Artes da Academia. HOJE”
O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa inaugurou, no dia 20 de março, no Museu do Dinheiro, em Lisboa a exposição “Belas Artes da Academia. HOJE”, inserida no programa das Comemorações do 180.o aniversário da Fundação da Acade- mia de Belas Artes.
A exposição inclui obras do AA Prof. Escultor António Vi- digal, que esteve presente na inauguração.
19470268 – António dos Reis Vidigal (safara) – Escultor e Professor jubilado da ESBAL. Coautor do projeto do Mauso- léu do Fundador do IPE General Correia Barreto, no Cemité- rio dos Prazeres, em Lisboa.
Autor da medalha do Centenário do IPE e dos 75 anos da APE.
Académico Efetivo da Academia Nacional de Belas-Artes desde 26 de outubro de 2004. Autor do monumento ao “Pupilo do Exército”.
Protocolo de Cooperação Clube Militar Naval e Associação dos Pupilos do Exército
Na quarta-feira, dia 3 de abril, pelas 19 horas, em ce- rimónia que decorreu no Salão Nobre, na Avenida Defen- sores de Chaves em Lisboa, foi assinado o Protocolo de Cooperação entre o Clube Militar Naval e a Associação dos Pupilos do Exército.
Numa iniciativa, que enaltecemos e agradecemos, do Presidente do CMN, Paulo Cavaleiro Ângelo, a APE vê assim criadas as condições para uma futura e profícua colaboração entre as duas Instituições.
A assistir, vincando a forte e importante presença na Marinha, de Antigos Alunos, estiveram os Associados da APE e do CMN, José Nunes da Cruz (19550170), Valentim Antunes Rodrigues (19750224) e Jorge Moreira da Silva (19800196).
Em representação da APE, estiveram o Presidente da MAG, José Nunes da Cruz, o Presidente e o Vice-Presi- dente da Direção, Fernando Baptista Pires e Ernâni Va- loura Balsa.
Pontos essenciais do protocolo assinado entre o clube militar naval e a associação dos pupilos do exército
O CMN cria condições para facilitar o acesso às suas instalações e serviços aos associados da APE, promoven- do o salutar convívio e a discussão de temas relevantes e de reconhecido interesse e também iniciativas de carác- ter social e cultural.
Para utilização das instalações e serviços do CMN pe- los associados da APE, pode ser solicitada a sua identifi- cação através do respetivo cartão de associado da APE, complementado por qualquer outro documento pessoal com fotografia.
Os Associados da APE poderão fazer-se acompanhar de familiares e/ou convidados, desde que não seja exce- dido o quantitativo adequado e ajustado à capacidade de resposta dos serviços do CMN.
Nas iniciativas e eventos promovidos pela APE, os só- cios do CMN que manifestem interesse em tempo opor- tuno, beneficiam das mesmas condições de acesso dos associados da APE.
As partes podem realizar iniciativas conjuntas, nome- adamente palestras, colóquios ou eventos de carácter cultural, social e técnico-profissional, que sejam de inte- resse comum.
16 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • abril a junho