Page 19 - Boletim APE 253
P. 19

 EM FOCO APE
      Foto cedida pela Junta de freguesia de São Domingos de Benfica
Projeto Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa
Dia 23 de abril, teve lugar na Loja “Lisboa Participa”, da CML, uma Tertúlia sobre Participação do Cidadão, durante a qual tivemos a oportunidade de fazer a apresentação do nosso projeto para o Monumento “Estátua de Homenagem ao Pupilo do Exército”, o nosso Presidente, Fernando Pires, dissertou sobre a razão de ser deste projeto, enquadrando o Pilão na história da cidade, e considerando-o uma homena- gem a todos quantos durante estes 107 anos de existência do IPE estão ligados ao local escolhido para a implantação do Monumento, a Travessa de S. Domingos de Benfica.
Estiveram presentes vários Antigos Alunos e uma delega- ção de três Alunos, o que constituiu uma digna representa- ção de todos nós.
Também presente o Antigo Aluno e Escultor, António Reis Vidigal, autor do projeto artístico.
No dia 9 de maio para gáudio de todos os que estiveram presentes, foi feito o anúncio oficial no Salão Nobre dos Pa- ços do Concelho (CML) numa sessão pública, sendo que o Projeto da Estátua ao Pupilo do Exército, foi o mais votado com 5.591 votos. Estamos muito gratos, à Câmara Municipal de Lisboa, à Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, ao Autor do Projeto o Pilão Escultor António Reis Vidigal, ao Instituto dos Pupilos do Exército e a todos os Pilões e amigos que responderam ao nosso apelo.
A APE e a PASC – Plataforma de Associações da Sociedade Civil – Casa da Cidadania
A PASC é uma associação de organizações não governa- mentais, que tem por objetivo dar expressão a questões de interesse nacional, fazendo apelo à mobilização dos cida- dãos portugueses para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, individual e coletiva, que contribua para o de- senvolvimento e aprofundamento da democracia participa- tiva, fomentando a multiculturalidade, sendo a APE um dos seus sócios fundadores.
No passado dia 23 de março realizaram-se as eleições dos novos órgãos Sociais da PASC para o triénio 2019-2022, tendo sido eleita por unanimidade a APE, que tem como seu representante à frente da direção o Antigo Aluno (e associa- do da APE) Américo Abreu Ferreira (19650038).
O nosso sonho vai tornar-se
A realidade!...
Estátua de Homenagem ao Pupilo do Exército vai-se erguer na Freguesia de S. Domingos de Benfica, bem perto da 1a Secção da nossa “casa
tão bela e tão ridente” e passará a ser uma evocação do passado, do presente e do futuro de todos quantos pas- saram pelos Pupilos do Exército, e embora a figura seja a de um Pupilo, ela terá também um pouco de todos aqueles que ajudaram, desde a sua Fundação, a manter viva uma escola diferente, que tem contribuído em to- dos estes anos para a formação de inúmeros “Cidadãos úteis à Pátria”, e como tal estão todos de parabéns, Alu- nos, Antigos Alunos, Diretores, Corpo Docente, Oficiais, Sargentos, Praças e Civis que por lá passaram e constitu- íram a estrutura duma obra Republicana que tem resisti- do ao tempo e às vicissitudes de muitos desafios...
Estas são imagens simples e quase banais de um evento do maior significado para o Instituto dos Pupilos do Exército, que retrata a entrega simbólica de um pré- mio para a nossa vontade indomável de querermos e acreditarmos que Podemos, e da nossa imparável persis- tência na prossecução dos objetivos traçados, sempre em prol da nossa escola!...
um imenso obrigado a todos os que de diversas for- mas contribuíram para esta vitória e que acreditaram tanto ou mais do que nós, a nossa Associação, familiares e amigos ou simplesmente gente boa que nos reconhece merecedores de tal resultado!... Bem hajam!...
Ernâni Balsa 19600300
Ainda na sua qualidade de sócio fundador, a APE, no pas- sado dia 15 de março recebeu na sua sede a PASC para uma Tertúlia sobre Administração Pública, Cidadania e Corrupção, que veio no seguimento do Workshop “Administração Aberta: um desafio para o Estado e a Sociedade”. Esta iniciativa reali- zou-se em cooperação com a APDSI – Associação para a pro- moção e desenvolvimento da Sociedade de Informação e APE. Pretendeu-se estimular com esta tertúlia o debate construtivo entre as instituições públicas e representantes da sociedade civil, juntando especialistas e interessados no desenvolvimen- to de uma administração pública cada vez mais aberta, trans- parente, responsável, inclusiva e centrada no cidadão.
    Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • abril a junho | 17
















































































   17   18   19   20   21