Page 12 - Boletim APE - 250
P. 12

Cultura E ConhECimEnto
 A BAsílICA DE sÃO PEDrO: CIsõEs, FusõEs E MAGNIFICêNCIA
DE uM EMPrEENDIMENTO GIGANTEsCO
  Antiga Basílica de são Pedro
“Nenhum elogio está ao nível de um homem tão grandioso.”
Inscrição dedicada a Miguel Ângelo, na Igreja dos santos Apóstolos
Alenda diz que naquele ano de 312, um jovem gene- ral de seu nome Constantino teria visto uma cruz no céu, perto da Ponte Mílvia, em roma, com as pala- vras “Sob este signo vencerás”. Constantino avançava para roma no intento de desafiar Magêncio. A demanda foi fa- vorável a Constantino. Magêncio acabaria por morrer afo- gado no Tibre durante o combate na Batalha da Ponte Míl- via e Constantino, o vencedor da batalha, trilharia o cami- nho que o levaria a extinguir a Tetrarquia vigente e a tornar-se no único governante do Império romano. A mãe de Constantino, Helena, entretanto convertida ao Cristia- nismo, entendeu que aquela vitória era devida à interven- ção divina de Jesus Cristo, pelo que não deixou de pronta- mente interceder junto do seu filho para que ele não só aceitasse a religião cristã, como também a legalizasse e a difundisse pelo Império romano.
E Constantino foi longe nesse desiderato. Naquela que terá sido uma das mais emblemáticas ações concretas que efetivou nesse contexto, o Imperador mandou construir uma insigne basílica em homenagem a são Pedro (o primei- ro Apóstolo de Cristo e o primeiro Papa), justamente no Ager Vaticanus, que era o lugar em que se acreditava que simão Pedro havia sido crucificado (de pernas para cima, de acordo com a sua própria vontade, por não se achar digno de mor- rer da mesma forma que Jesus Cristo) e bem junto à área do Circo de Nero (também denominado Circo de Calígula).
quando, no dia 18 de Abril de 1506, o Papa Júlio II se- guiu o séquito de Cardeais e o conjunto de secretários e criados que abriram caminho por entre as várias pedras
David Pascoal rosado
19850253
roubadas do Coliseu por ordem do próprio pontífice, algo de muito importante e escandaloso iria ter lugar: a primeira pedra da nova Basílica de são Pedro iria ser lançada. E com isso, o santuário construído pelo Imperador Constantino, mil e duzentos anos antes, iria agora ser destruído para dar lugar a uma nova basílica.
Dava-se início à profanação do lugar santo mais venera- do da Europa e ao projeto arquitetónico mais ambicioso da- quela época. O Papa Júlio II (certamente em homenagem ao glorioso Júlio César e não ao canonizado Papa Júlio I) era um homem determinado nos seus intentos e sabia que aquilo era apenas isso mesmo: um início. Muitos desafios agora se colocariam e, alguns deles (não poucos e não menos exi- gentes), só ocorreriam em pontificados posteriores.
Muito certamente, Júlio II não adivinharia isso, mas a verdade é que a construção daquela nova Basílica de são Pedro, embora iniciada como um símbolo materializador da unidade cristã, viria a constituir (pelos elevados custos inerentes e pelas controversas medidas adotadas para os suportar) um dos motivos (muitos outros havia, onde a de- cadência abissal dos valores defendidos pela Igreja e a pou- ca vergonha de vários pontificados teriam consequências absolutamente avassaladoras) para a cisão da Igreja Católi- ca e para a emergência da reforma Protestante.
Mas Júlio II talvez adivinhasse que, tal como ele, os Papas que o sucedessem não só continuariam a construir aquela basílica, como também (re)construiriam a própria cidade de roma pelas imensas encomendas de palácios, praças, fontes e jardins que efetivariam. E de facto, o ritmo de (re)constru- ção, fosse da basílica, fosse da cidade, não raramente iria ser similar e mesmo ombrear um com o outro. Nesse ensejo, muitas toneladas de pedras e de outros materiais da cidade pagã (e a consequente pilhagem de variadíssimas obras e monumentos antiquíssimos do Império romano) seriam carregadas para a construção do novo santuário.
Posições das Basílicas, do Obelisco e do Circo de Calígula
 10 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • Julho-Setembro 2018


















































































   10   11   12   13   14