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Cultura E ConhECimEnto
SpaceX – um cArro
A cAminHo DE mArtE
no passado dia 6 de fevereiro completou-se mais uma etapa da conquista espacial: foi lançado com sucesso um carro com um manequim astronauta (Starman) ao volante em direção ao planeta marte! mas, tirando a parte cómica do lançamento, porquê a razão de tanto alarido? Há 50 anos já existiam foguetões com potência superior e capa- zes de colocar homens na Lua e enviar sondas (ou carros) para marte.
com efeito, o foguetão usado para este lançamento, ape- lidado de Falcon Heavy, tem cerca de metade da potência do Saturn V, o foguetão mais potente construído até hoje e usa- do para enviar o homem à lua. Porém, diferencia-se em vá- rios outros aspetos, que o tornam realmente uma proeza tecnológica. Em primeiro lugar trata-se do foguetão mais potente a operar nos dias de hoje. Após o fim da corrida es- pacial dos anos 60/70 do século XX, os potentes foguetões da época foram abandonados devido ao seu enorme custo. olhando para a concorrência atual, vemos que o Falcon Hea- vy é cerca de três vezes mais potente que o Ariane 5, fogue- tão usado pela Agência Espacial Europeia (ESA) para colocar satélites em órbita. A entrada em operação do Falcon Heavy permite desde já a duplicação da capacidade de carga em relação ao qualquer outro foguetão atualmente no mercado.
outra grande diferença do Falcon Heavy é que foi desen- volvido por uma empresa privada, a SpaceX (space Explora- tion Technologies Corp). Os potentes foguetões do passado, como o Saturn V, foram desenvolvidos com investimentos megalómanos dos governos dos EuA ou da antiga urss. A SpaceX, fundada há apenas 15 anos por Elon musk (o mesmo que fundou a Tesla, marca do carro que viaja neste momento para Marte), foi financiada por investidores e fundos priva- dos. o sucesso do Falcon Heavy insere-se por isso numa es- tratégia de desenvolvimento auto-sustentável, que obedece às leis do mercado e não está sujeito a desígnios políticos e financiamento público.
mas a maior vantagem do Falcon Heavy sobre a concor- rência é o seu preço. A tecnologia desenvolvida é muito ino- vadora e permite a redução para metade dos custos do trans- porte espacial por quilograma. Por exemplo, todos os módu-
Alexandre correia
Dep. Física Univ. Aveiro
los que compõem o primeiro andar do foguetão regressam à terra e são totalmente reutilizáveis em lançamentos futuros. tal foi possível de conseguir, porque a SpaceX apostou sempre no melhoramento faseado dos antecessores do Falcon Heavy, usando cada lançamento para testar sempre novas tecnolo- gias. o Falcon Heavy é aliás também ele constituído por três Falcon 9 (modelo anterior) ligados entre si. Muitas empresas fabricantes de satélites deverão estar já a pensar requisitar os serviços deste novo foguetão, permitindo aumentar os lucros (e consequentes futuros investimentos) da SpaceX.
o Falcon Heavy tem potência para levar um Boeing 737 totalmente carregado (passageiros, bagagem e combustí- vel) para a órbita da Terra, mas a SpaceX promete não ficar por aqui. Para já, foi anunciado que o Falcon Heavy irá em breve levar duas pessoas numa viagem à volta da lua. De- pois do sucesso deste lançamento tudo parece ser possível. no entanto, o grande objetivo é colocar humanos verdadei- ros (e não manequins) em Marte. A SpaceX está igualmente empenhada em desenvolver novas tecnologias e recursos que permitam a colonização do planeta vermelho. Elon musk afirmou publicamente que “gostaria de morrer em marte, desde que não fosse no impacto”.
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • Janeiro-Março 2018 | 7