Page 7 - Boletim APE 248
P. 7

mEmÓriA DAs mulAs à ProEzA Do “BizEu”
EVoCaÇÕES
  confesso-vos uma emoção muito especial sempre que visito e me sento na bem cuidada sala de alunos e troféus, no topo do terreiro da 1.a secção (ex-cam- po de futebol).
E emociono-me, suavemente, porque sou do tempo em que aquele local, magnificamente recuperado, era aí que havia uma pequena cavalariça onde se instalavam as duas mulas que puxavam velhas carroças e a tipóia que prestava serviços ao Diretor do instituto.
Aí pontificavam dois zelosos servidores do iPE – os srs. Jerónimo caria e J. Girão que viriam a ser condutores-auto quando as pachorrentas mulas “deram o bafo”.
Ao lado da muito acinzentada cavalariça também havia uma pequena pecuária sob os cuidados (poucos...) do João Gonçalves, carroceiro-suplente, um beirão tosco casado com as espevitada servente maria Gonçalves que morava no calhau e se distinguia mediante um buço, quase bigode, de meter respeito.
Falavam “axim”, tinham dado nomes aos porcos que lhes obedeciam e tratavam-nos por “meninos”, respeitosa- mente.
David sequerra
19430333
A pecuária da já tão longínqua década de 40 confinava em uma pequena ruela de acesso ao denominado reforma- tório, para meninas em risco de maus caminhos.
Havia um murete mal conservado que até tinha um bu- raco, género túnel, por onde não cabiam os porcos mas que permitiu ao “Bizeu” (19480205) uma muito badalada proeza.
não sei se terá sido por aposta ou casmurrice. sei que o “Bizeu” era ágil e longilíneo. E não sei quais seriam as suas recônditas intenções para entrar nos domínios das meninas do reformatório.
o certo é que o “Bizeu” conseguiu os seus intentos, sem que o João Gonçalves desse por isso e com o testemunho e o aplauso de alguns colegas do intrépido beirão.
infelizmente, o “Bizeu” já nos deixou há uns quantos anos, após boa carreira militar, da animosa geração do Bor- ges correia.
Da cavalariça e da pecuária já não há muitos que se lem- bram. lembro-me eu – e comovo-me! – sempre que usufruo da beleza recuperada da super-acolhedora sala de Alunos.
Nota: Continuamos a publicar artigos, dos muitos que nos deixou em cartei- ra, em memória do saudoso e grande amigo Pilão David Sequerra.
              A. Borges Pires, Santos Pereira, Pires Pereira & Associados, RL
ÁREAS PREFERENCIAIS:
DIREITO LABORAL, DIREITO COMERCIAL, DIREITO CIVIL,
CONTENCIOSO CIVIL, LABORAL E COMERCIAL
António Borges Pires: abp@abpa.pt Henrique Santos Pereira: hsp@abpa.pt
 AMOREIRAS, TORRE 3, 5o PISO, 511, 1070-274 LISBOA | TEL. +351 212 454 262 - FAX: +351 212 454 284
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • Janeiro-Março 2018 | 5
  











































































   5   6   7   8   9