Page 50 - Boletim APE 269
P. 50

  48
 Ricardo Carvalho*
19840060
 EM FOCO APE
BOLETIM APE | ABR/JUN 2023
O Digital no presente e futuro l Desafios de comunicação da APE l O nosso Boletim e a publicidade produtos e serviços”
Deparamo-nos com o desafio do digital. Hoje, assistimos a trocas de mensagens escritas a uma velocidade vertiginosa, em diferentes plataformas e em
simultâneo, gerando notificações e reações, imediatas ou não imediatas, mediante a importância e urgência, ou a falta destas. A informação em geral e específica, também, tornou- se acessível, na hora, e à distância do dedo, através dessa grande janela para o mundo que é o smartphone – existem 5.7 mil milhões de smartphones ativos no mundo!
Mensagens em grupo ou individualizadas fluem, as notícias correm rápido, mesmo as falsas, que contaminam e influenciam. O conteúdo vídeo cresceu, e muito, no mundo digital, a velocidade dos dedos não chegou, escrever ficou lento e um vídeo breve, pelo poder do áudio visual, transmite melhor e mais rápido. A Cisco, numa visão estratégica a 5 anos, estabelecida em 2017, indicava que em 2022, 86% do tráfego digital seria vídeo! Impressionante. É assim pois que vamos, também, sabendo do mundo.
Considerando o enquadramento acima, a APE e o seu Boletim, reconhecem a importância do Boletim físico, em papel, por um conjunto de 4 razões, a saber:
• Representa, fisicamente, a extensão do que somos e quem somos;
• É uma forma de chegarmos a todos, aos menos jovens, aos mais jovens, aos mais distantes e aos menos distantes;
• Porque há memórias que são físicas, ter o nosso Boletim na nossa sala, quarto ou escritório, faz-nos lembrar que a nossa Escola está ali; e
• Porque a tradição ainda era o que é!
Viver numa dicotomia é, muitas vezes, uma arte, em particular no que concerne ao digital (online) vs físico
PROTOCOLOS APE
Agência de Viagens GlobalSea
Com este protocolo cobrimos assim
uma área que acreditamos ir ao encon-
tro das preferências de muitos associa-
dos nomeadamente no respeitante às
viagens de Cruzeiro, existindo um variado menú de vanta- gens que serão colocadas ao dispor de todos os associados.
Protocolo APE Biblioteca do Exército
Este Protocolo estabelece as bases de colaboração entre o Exército e a APE - Associação dos Pupilos do Exército, no domínio da digitalização de coleção de fotografias, de coleção impressa de revistas
“Boletim da APE” e de publi- cações editadas ou patroci- nadas pela APE.
NOTA DE EDITOR:
(off line). Por isso, tentamos fazer pontes de comunicação e de informação, fazendo coabitar estes dois fatores, para que ninguém fique de “fora”, razão pela qual, o nosso Boletim, é também disponibilizado aos Associados de forma digital, na nossa página www.ape.pt. Compete-nos a nós, APE, oferecer escolhas, uma Associação é isso mesmo, conseguir chegar a todos e a todas que a compõem e a fazem viver.
O digital tem ganhos de eficiência, é certo, é menos oneroso, mais flexível e chega mais rápido, mas, se queremos comunicar com todos e para todos, o Boletim físico, como referido acima, é chave. Decorre assim a necessidade de mantermos um modelo sustentável, o Boletim representa um importante investimento da nossa Associação, pelo que, a captação de receitas de publicidade neste canal é muito importante, mas também com muitos benefícios e vantagens para quem comunica neste canal, destacamos 5:
1. Público-alvo perfeitamente identificado;
2. Permite definir objetivos e metas de comunicação de
forma mais assertiva e eficiente;
3. O racional de comunidade associativa alinha interesses
e motivações;
4. A APE pode atuar como facilitador em processos
transacionais – a avaliar, caso a caso;
5. A relação investimento vs retorno é mais quantificável
do que uma comunicação publicitária mais dispersa. Acreditamos assim ter uma proposta de valor para os investidores em publicidade no nosso Boletim, com resultados tangíveis e mensuráveis, ficando desde já aqui o contacto para os interessados em adotar este canal para comunicar com os
nossos Associados, geral@ape.pt .
*Vice presidente da Direção da Associação dos Pupilos do Exército.
Protocolo APE Clube Militar Naval
O CMN facilita o acesso às suas instalações e serviços aos associados da APE, promoven- do o salutar convívio e a discussão de temas relevantes e de reconhecido interesse e tam- bém iniciativas de carácter social e cultural.
Protocolo APE e Farmácias Progresso
Os associados e colaboradores da APE, bem como os seus familiares, têm acesso a diversos serviços e descontos das Farmácias Progresso.
Protocolo APE Servilusa
Os Associados APE, cônjuges e seus familiares, ascendentes e descen- dentes em 1o grau, terão descontos nos diversos serviços prestados pela Servilusa.
        Para mais informações sobre os protocolos aceder diretamente aos mesmos através da leitura do QRCode disponibilizado abaixo ou acedendo à página da APE https://www.ape.pt/protocolos-ape/.





















































   48   49   50   51   52