Page 25 - Boletim numero 260 da APE
P. 25

 BOLETIM APE | JAN/MAR 2021
EM FOCO APE 23
no IPE, como escola de referência, o sucesso para o futuro dos seus filhos e educandos. Sentir também, por entidades alheias à escola, o prestígio que o IPE tem vindo a recuperar no passado recente, fruto da visão dos seus dirigentes.
Recorda também outro projeto desafiante em que é chamada a participar por inerência das suas funções: a edição da revista “Querer é Poder”. Destaca o lançamento do N.o 88 em abril de 2020, em plena pandemia e com toda a escola em confinamento. Sem experiência no teletra- balho, como a maioria das escolas em Portugal, vem mais uma vez ao de cima o profissionalismo, perseverança e amor à camisola dos docentes do IPE com especial destaque para os coordenadores da revista Querer é Poder. Desde a 1a reunião de coordenação até ao envio da revista por correio a todos os alunos do IPE, tudo foi feito à distância. Pelo meio ficou a recolha de artigos, as correções dos
mesmos, acertos de publicidade, entendimentos com a grá- fica, etc, ...
E, como no passado, chegou o dia da mudança. A Mala Azul sabia que estava na hora de recolher novamente a um guarda-fato, mais uma missão cumprida. Tinha chegado a altura do seu proprietário aceitar novos desafios e outra missão, em que não precisaria dela. Enquanto isso ela a “mala azul” ficaria ali, no canto do guarda-fato a passar as páginas das memórias, daquela casa tão bela e ridente...
Recordou, juntamente com os alunos de hoje, o garbo na participação dos 25 de maio, nos 10 de junho, nos dias de Portugal e das Comunidades, nas cerimónias de Abertura Solene do Ano Letivo ou nas do Apadrinhamento que mate- rializam o rejuvenescimento da Comunidade Pilónica.
Participou na preparação dos bailes de receção aos novos alunos, Baile da Rosa como se chama agora, nos bai- les de Carnaval e ainda em diversos torneios desportivos. Naquilo que se recorda ter sido o motivo da saída do seu proprietário do Pilão, contribuiu para que alguns Pilões tam- bém tivessem optado pela carreira das armas, fosse ela na Marinha, Exército ou nas Forças de Segurança. Do alto do seu 1o andar, assistia ainda através da janela do gabinete à explosão de alegria de todos os alunos por altura do Car- naval. Ai que saudade... Alunos dos 10 aos 18 anos, rapazes e raparigas num verdadeiro ambiente de amizade, cama- radagem, de brincadeira nos limites do tolerado nesta época festiva. De igual modo constatou a preocupação dos alunos mais velhos em garantirem que tudo corresse bem. A Mala Azul chegou ainda a ter oportunidade para rever o Cartolas...
A responsabilidade de agora ocupar um humilde lugar no Gabinete do Comandante do Corpo de Alunos, exigia que esta Mala Azul estivesse apta a dar respostas imediatas aos assuntos que surgiam. Para isso, durante três anos, tal como no passado, sempre contou com o apoio de todos os cola- boradores que servem no Instituto, fossem eles funcioná- rios civis, docentes ou militares. Sempre contou com toda a sua “família”. É para eles que vai o reconhecimento pelo seu trabalho, pela sua dedicação e entrega aos alunos e ao Pilão e por toda a colaboração e respeito demonstrada.
A diversidade e multiplicidade de atividades que a escola está atualmente envolvida obriga a um acompanhamento e presença constante de todos. Quem está fora não tem esta perceção e, desconhecendo, critica por vezes e de for- ma injusta aqueles que servindo no Instituto, servem e sacri- ficam-se pelos alunos. Inúmeras vezes mulheres e homens, sejam civis, praças, sargentos, docentes ou oficiais sacrifi- cam as suas vidas pessoais de modo a poder acompanhar as quase 12 horas diárias em que a maioria dos alunos está pre- sente. É uma enorme dedicação que a Mala Azul continua a constatar.
A partir de junho de 2019 a Mala Azul muda novamente de espaço. Instala-se agora na 2a Secção no edifício da Dire- ção. Espaço novo. Nunca tinha tido motivos para andar por aqueles lugares.
Apesar de perder um pouco a proximidade com os alu- nos, a colocação no seu novo gabinete permitia à Mala Azul complementar e reforçar o seu conhecimento sobre o Pilão, agora numa outra vertente. Ter uma ideia macro em assun- tos cuja gestão, até à data, não lhe diziam diretamente res- peito.
E é assim que, com maior intervenção na área da admis- são de novos alunos, trava conhecimento com quase a tota- lidade dos candidatos ao IPE. Conhece as motivações, expe- tativas e interesses dos candidatos e respetivos encarrega- dos de educação. Interessante, confirmar após 42 anos quais os verdadeiros motivos que a fizeram ir para o Pilão. Conheceu a realidade de centenas de famílias que procuram
www.europress.pt
design gráfico
edição de Livros
Webdesign
impressão
pré-impressão
acabamentos
Ligamos a sua empresa ao mundo!
Temos ao seu dispor uma vasta gama de serviços e soluções para potenciar a comunicação do seu negócio.
Rua João Saraiva, 10 A 1700-249 Lisboa – Portugal (+351) 218 444 340 geral@europress.pt












































































   23   24   25   26   27