Page 31 - Boletim numero 258 da APE
P. 31
NOTíCIAS DO IPE
para os TESP, como uma das formas de prosseguimento de estudos superiores, sendo que este novo curso alinharia o nosso carril com o do patamar seguinte.
Em boa hora fizemos a alteração e em apenas 3 anos trilhámos um caminho de sucesso, como provam o sucesso dos nossos alunos no mercado de trabalho (três notas 20 e três notas 19 na formação em contexto de trabalho com ofertas de emprego imediato), a vitória em concurso de âmbito nacional (1o lugar no concurso Apps for Good com a app móvel “Color YOu”), vencedor do prémio ACEPI Na- vegantes xxI que premeia anualmente o que de melhor se faz na Economia Digital nas mais diversas vertentes em Portugal e o sucesso dos nossos alunos no acesso à univer- sidade.
Podemos estar orgulhosos de termos criado “Cidadãos úteis à pátria” e que engrandecem esta nobre instituição.
Este curso assenta em primeiro lugar numa enorme capacidade técnica e pedagógica dos seus profissionais e em segundo lugar na enorme flexibilidade e capacidade de adaptação à introdução de novas matérias no currículo do curso.
Sempre que uma tecnologia nova aparece, fazemos uma análise do seu impacto no futuro, para perceber a im- portância ou não da sua introdução no percurso curricular, permitindo assim que os nossos alunos possam ser pionei- ros no uso de algumas tecnologias. Tendo como bases a programação de aplicações, sejam elas, mobile ou desktop,
e as comunicações que permitem o uso dessas aplicações de forma remota, este curso é extremamente atual, garan- te a preparação dos nossos alunos, quer para o mercado de trabalho, quer para a continuidade de estudos superio- res e garante a concretização do objetivo superior de “Criar cidadãos úteis à pátria”.
quERER É PODER
Bibliografia:
http://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs.pdf
http://www.mckinsey.com/business-functions/digital-mckinsey/ our-insights/disruptive-technologies
* Ingressou no Instituto dos Pupilos do Exército no ano letivo de 2013- 2014 com o objetivo de criar, organizar e montar toda a estrutura neces- sária ao funcionamento de um curso de informática no instituto, local onde se mantém até à data. Licenciado em Enga Informática pelo Institu- to Superior de Matemáticas Aplicadas e Mestre em Enga Informática pela universidade Pontifícia de Salamanca.
Trabalhou como Eng.o de software na TAP Air Portugal, tendo posterior- mente ingressado no Instituto Politécnico de Leiria como professor, onde foi autor e coautor de várias publicações e livros. Foi também, professor do Instituto Superior de Gestão e da Escola Superior de Biotecnologia da universidade Católica.
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • julho a setembro | 29