Page 22 - Boletim numero 257 da APE
P. 22
EM FOCO APE
Todo um plano de atividades cancelado
Constavam do plano que seria apresentado na Assembleia Geral Ordinária agendada para o dia 27 de março, também ela cancelada pelo mesmo motivo da Pandemia COVID-19.
Tivemos apenas a oportunidade de realizar a conferência de dia 6 de março, tal conforme documentado no artigo de notícia publicado nesta edição do Boletim.
Todas as outras que aqui enunciamos deverão ficar, em de- finitivo, com a possibilidade de serem integradas no programa de 2021.
Estamos, no entanto, ainda a equacionar a possibilidade de, utilizando meios técnicos adequados e disponíveis, realizarmos uma ou outra sessão online como, por exemplo, as tertúlias so- bre a guerra colonial. Está em estudo e logo assim que vejamos essa possibilidade trataremos de avançar com o respetivo anún- cio e convite à participação.
Palestra “Saúde e Bem-Estar” – com Rui Moreira Silva (19830049); Tertúlias sobre a Guerra Colonial – com Luís Alves de Fraga e Suzana Valdez Lemos como moderadora; apresenta- ção do livro “Assim” – com Luís Xarez Rodrigues (19700057); MIL, Nova Águia – com Renato Epifânio, debate sobre a Luso- fonia.
COVID-19
Informação para os associados
A Sede da Associação dos Pupilos está encerrada desde o dia 16 de março de 2020.
Os serviços administrativos e de tesouraria continuam a ser desempenhados em teletrabalho.
Os associados que pretendem atendimento presencial, exclusivamente para os serviços administrativos, terão de efetuar a respetiva marcação via mail para secretari@ape.pt.
Na entrada é obrigatório o uso de máscara de proteção.
Se o visitante não vier munido da sua própria máscara, poderá retirar uma da caixa, que estará colocada à entrada, depois de proceder à higienização das suas mãos utilizando o frasco de gel também disponível junto a esta.
É exclusivamente proibido o acesso ao restante espaço exceto às instalações sanitárias.
É vedado o acesso ao espaço que delimita a secretaria. O atendimento é feito mantendo o distanciamento de seguran- ça, do lado de fora da porta de entrada neste espaço.
Não são aceites pagamentos a dinheiro sendo utilizado, em sua alternativa, o serviço multibanco.
Estas normas estão exibidas em cartaz colocado à entrada das instalações da Sede da APE e serão mantidas seguindo as determinações governamentais e da autoridade da saúde.
Comunicado da Direção (COVID-19)
O dia de amanhã, pode não ser nunca tomado como uma certeza, mas deve sempre ser olhado como uma esperança.
A APE – Associação dos Pupilos do Exército não podia es- tar insensível aos dias difíceis com que nos confrontamos, em Portugal e no mundo em geral. Vivemos um período único na humanidade que nos é mais próxima. Nunca uma ameaça destas nos surgiu pela frente, e mesmo as guerras que se de- clararam, perto ou longe das nossas vidas, se lhe comparam, porque dessas sabíamos identificar os inimigos. Nesta não!... O inimigo é praticamente invisível e imprevisto.
A APE, enquanto instituição, pouco pode fazer, mas pode- mos e devemos exortar toda a Comunidade Pilónica, a en- frentar esta ameaça com esperança e determinação. E quan- do referimos Comunidade Pilónica, queremos alargá-la a Alunos e Antigos Alunos, Militares e Civis em serviço no Insti- tuto, Professores e todos os Funcionários que contribuem com o seu melhor esforço e dedicação para que os nossos Pi- lões tenham o melhor acolhimento “naquela casa tão bela e tão ridente”, mas também os familiares dos Alunos e inevita- velmente, os Antigos Alunos, que são a memória viva do Pi- lão. A todos eles uma palavra de esperança no futuro e de força para resistirem com resiliência e salutar responsabilida- de à ameaça que enfrentamos.
Não podemos também deixar de dirigir um eterno reco- nhecimento, a todos os que numa primeira linha, combatem e colaboram no esforço nacional para a derrota deste inimigo, como o Serviço Nacional de Saúde, Proteção Civil, PSP, GNR e
Forças Armadas e todos os voluntários, que de forma abnega- da vêm dando o seu valioso contributo para suster a vaga de proliferação desta pandemia. A todos o nosso agradecimento e admiração, pelo serviço público prestado.
Não podemos também de aqui deixar uma palavra com o nosso mais profundo e sentido pesar por todas a vidas já per- didas, assim como por todas aquelas que infelizmente ainda irão ser atingidas por esta desgraça global.
Estamos certos que, pese embora a nossa fraca possibili- dade de contribuir para a mitigação da pandemia, os Pilões em geral, e dentro das competências de cada um e onde quer que estejam, não deixarão de fazer valer os valores que a nos- sa Escola lhes transmitiu, fazendo jus à sua vocação, adquirida nos Pupilos do Exército, de “Cidadãos úteis à Pátria”!
Por último, aos nossos Associados e a todos os Antigos Alunos, em geral, queremos afirmar a nossa disponibilidade, mobilizando a nossa comunidade a encontrar a ajuda que for possível.
E para todos os que puderem, cumpram as recomenda- ções das autoridades e fiquem em casa, sempre que possível, até indicações em contrário.
querer é Poder!
Lisboa, 31 de Março de 2020
Pela Direcção
O Presidente Fernando Baptista Pires
20 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • abril a junho