Page 41 - Boletim numero 256 da APE
P. 41
leituras
A partir de 2020, tudo o que se adquirir fora da Co- munidade está sujeito a IVA e a Direitos, à entrada em Portugal? Até agora os limites isentos de IVA e Direitos eram, respetivamente, 22 e 150 euros.
O primeiro SMS foi enviado há 28 anos? Foi no dia 3 de dezembro de 1992 que o engenheiro britâni- co Neil Papworth se sentou em frente ao seu com- putador (os telemóveis da altura ainda não permi- tiam a digitação de texto) e escreveu a mensagem “Merry Christmas”, que enviou a Richard Jarvis, então diretor da Vodafone, tendo este visualiza- do a mensagem no seu Orbitel 901. Um simples gesto que marcou aquilo que foi uma revolução na forma de comunicação interpessoal.
As lagartas do pinheiro são também chamadas processionárias, saem dos ninhos entre janeiro e maio e possuem 8 recetáculos com cerca de 100.000 pelos urticantes que se libertam quando se movimentam? Os pelos agem como agulhas, injetando as substâncias tóxicas na pele ou muco- sas, provocando inchaço, irritação e, por vezes, dificuldades respiratórias, podendo ser fatais em gatos e cães. A destruição destas lagartas só pode ser feita mecanicamente, esmagando-as ou quei- mando-as usando para tal proteção adequada.
A entrega do IRS em 2020, referente aos rendi- mentos de 2019, é realizada de 1 de abril a 30 de junho? Isto aplica-se para todas as categorias de rendimentos. Se entregares os rendimentos em abril ou maio e se tiveres direito a receber reem- bolso, deves ter o dinheiro à sua disposição até ao final de junho. Recomenda-se, no entanto, que não entreguem o mesmo nos primeiros 15 dias de abril, há sempre “bugs”, e problemas, pelo facto do formulário de IRS, ser alvo de alterações, que são testadas em ambiente real nos primeiros dias de entrega da declaração. Se tiver IRS a pagar, en- tão deverás liquidá-lo até dia 31 de agosto.
O que eu li...
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • janeiro a março | 39
SABIAS qUE...
O que eu li, no livro do Miguel Laranjeira, foi como se estivesse a conferir o cartão de cidadão dele. Está lá tudo!
Este livro é a cara do 572. Está lá a bondade, a bonomia, a Amizade, mas sobretudo, o seu incon- fundível sentido de humor, apurado e muito inte- ligente.
Como no CC, está lá o seu peso, que é muito da nossa Casa. Está lá revelada a sua altura. É enorme na sua simplicidade e pureza! E, mais que tudo, em cada página, em cada brincadeira, ou maroti- ce, a ler, ouve-se a sua gargalhada única, pura e cristalina, como só as Pessoas boas conseguem ter. Vindas de dentro!
Pensando melhor, não li. Ao começar, o livro convidou-me a entrar nele e a viver toda a trama dentro dele. Entrei, vivi todos os momentos fan- tásticos que o Miguel descreveu, estive lá dentro com ele até a última página correr comigo....
Foi tão bom, que só me apetece entrar dentro do próximo.
Obrigado, Miguel! Dá-nos mais momentos destes!...
Título: Com os pés para cova
Autor: Miguel Laranjeira (19830572)
João Marques
19740176