Page 26 - Boletim numero 256 da APE
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 NOTíCIAS DO IPE
 grupo Coral e instrumental (gCi)
No dia 7 de janeiro, o Grupo Coral e Instru- mental (GCI) do IPE, di- rigidos pela Maestrina professora Irene Alei- xo, foi cantar as tradi- cionais “Janeiras” a S. Ex.a o Chefe do Esta-
do-Maior do Exército.
O evento decorreu no Auditório da Academia Militar, onde foram apresentados três temas relacionados com a época festiva em referência, sendo o último, o tradicional tema de Boas Festas, com
votos de um bom ano a todos os presentes.
No final, S. Ex.a o Chefe do Estado-Maior do Exército, General José
Nunes da Fonseca, agradeceu a iniciativa, retribuindo os votos de boas festas e um próspero Ano Novo, seguindo-se um pequeno conví- vio com os alunos.
No dia 27 de janeiro, a convite do Diretor do Agrupamento de Es- colas das Laranjeiras, Dr. Amílcar Santos, o Grupo Coral e Instrumental (GCI) participou na Sessão Solene Comemorativa dos 50 anos da Esco- la Secundária D. Pedro V que decorreu no Teatro Thalia.
O grupo interpretou os temas “Chamar a Música”, “The dreams that stuff is made” e “A million dreams”. Por fim o aluno Eduardo Lo- pes interpretou, ao piano, a “Marcha Turca”, prestando assim home- nagem à genialidade de W. Mozart, por se celebrar também, neste dia, o seu aniversário.
A sessão de encerramento esteve a cargo do Sr. Secretário de Es- tado Adjunto e da Educação Dr. João Costa.
Dia Escolar da Não- -violência e da paz
No dia 30 de janeiro (data que coincide com o dia da morte de Mahatma Gandhi, gran- de defensor da Não-Violência como forma de revolução) comemora-se o Dia Escolar da Não- -Violência e da Paz. Os alunos do 9o Ano do IPE assinalaram a data com a realização de uma atividade diferente – um Debate Silencioso – dinamizada pelas professoras e membros da Associação de Professores de Geografia Ana Cristina Câmara e Susana Maurício Dias.
O ponto de partida para o debate foi a frase “Dia Escolar da Não-Violência e da Paz – Por- quê?”. Os alunos distribuídos por vários grupos manifestaram por escrito o que a frase lhes transmitia, podendo comentar e/ou criticar, apenas por escrito, as ideias dos colegas. No fim, o porta-voz do grupo revelou as principais ideias do de-
bate silencioso
efetuado, con-
frontando-as
com as dos
restantes gru-
pos.
      24 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • janeiro a março














































































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