Page 45 - Boletim Nº 254 da APE
P. 45

 Apresentação de Livros
Com os pés para a cova
No dia 10 de julho teve lugar, na sede da APE, a apresen- tação do último livro, “Com os pés para a Cova”, do Mi- guel Laranjeira (19830572).
A apresentação do livro esteve a cargo do Pilão, Paulo Mendes Pinto (19810353), para quem estas andanças já não têm segredos e que fez de forma exímia uma apre-
ciação do livro.
O Paulo começou a sua apresentação por mencionar, que este género li- terário está fora da sua zona de conforto e que como tal sentiu o peso da responsabilidade e o desconforto inerente à situação.
As suas palavras deixaram a plateia de antigos alunos, amigos e familiares curiosos. Refere que o livro revela uma originalidade e peculiaridade, por ser um livro que brinca com a morte e que nos conta a história de alguém que está morto (ou talvez não) e que nos relata as vivências do defunto através das pessoas que vão aparecendo no seu velório. É notório um es- tilo de humor mordaz e divertido, características do Miguel Laranjeira, para além de laivos de erotismo que complementam a sua escrita.
No final houve uma sessão de autógrafos, tendo o Miguel Laranjeira ofe- recido um exemplar assinado à Biblioteca da APE e terminando com um animado convívio entre todos.
Ofertas para a Biblioteca da APE
“autismo do conceito à pessoa”;
“autismo o significado como
processo central”
Duas obras de autoria do pilão edgar de gonçalves pereira
A Biblioteca da APE viu acrescentada ao seu património estas duas obras de autoria do Pilão e Associado Edgar Pereira (19610238) que fez questão em partilhar con- nosco o seu trabalho no campo da investigação a que, na sua carreira profissional, como Professor Doutor em Psicologia Clínica, se tem dedicado.
Tratando de uma temática bastante importante será se- guramente matéria a suscitar interesse na sua consulta.
Das suas palavras de dedicatória transcrevemos: “À Associação dos Pupilos do Exército, guar-
diã dos valores da nossa casa Mãe, o Instituto dos Pupilos do Exército e defensora dedicada do vínculo entre todos os Pilões no seu icóni- co lema “querer é Poder” ofereço modesta- mente parte da minha obra, o 1o livro sobre Autismo em Portugal. Possam alguns Pilões interessar-se por estas temáticas, bastante importantes e que poderá ajudar.”
leituras
                                                            Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • julho a setembro | 43
O que eu li...
           Finalmente consegui ter tempo para fazer o que tanto gosto – ler!
à beira da piscina, ao som da música que vai ficando cada vez mais longe à medida que as páginas vão sucedendo, descubro o enredo do Dossier u-235.
Livro policial repleto de ação, onde o herói da história, Luiz Maria Mendonça, Pilão, agente secreto ao serviço de Portugal e professor académico tem um papel preponderante.
As primeiras páginas levam-nos a uma realidade violenta e muito cruel que nos arrepia, mas que nos impele a continuar a ler para sabermos mais.
Ao longo do livro as personagens são apresentadas através de pequenos episódios, aparentemente sem ligações, mas com pormenores que fazem deste enredo uma teia digna de um filme de ação.
É de leitura fácil e baseado em factos verdadeiros que tornam a história verossímil.
E se houvesse um atentado terrorista em Lisboa?
Aqui deixo um trecho da história para aguçar a curiosidade:
“Mesmo imaginando o impacto de uma “Tsar Bomba”, por exemplo, lançada na cidade de Lisboa, isso teria um efeito de destruição total num raio de 3,5 quilómetros, o suficiente para criar uma devastação que atingiria, rodando de norte para sul, Cascais, Malveira, Sintra, Alverca, Acolchete, Palmela e Sesimbra, para além de uma bola de fogo intenso que consumiria todo o que existisse num raio de 3,5 quilómetros (de Lisboa até à Costa da Caparica)”.
Gostei da história! O autor está de parabéns.
Sílvia Machado Baldo
 Título: Dossier u-235
Autor: António Pinto Pereira
19760487
19911521
Foto Ernani Balsa































































   43   44   45   46   47