Page 35 - Boletim Nº 254 da APE
P. 35
NOTíCIAS DO IPE
viagem de finalistas do 9o ano aos açores
Catarina Afonso
Aluna no 93/14
No dia 4 de julho, por volta das 6:30 da manhã, já nós estávamos dentro do avião a caminho da ilha de São Miguel, situada nos Açores, na nossa tão esperada viagem de finalistas do 9oano. Ficámos alojados no Campo Militar de S. Gonçalo e quando chegámos, arrumámos as nossas bagagens e fomos de seguida apresentarmo-nos ao Comandante da unidade. Ao recebermos as boas vindas, fo- mos desde logo convidados para um concerto de música clássica realizado pela Banda Militar dos Açores e pudemos apreciá-lo nessa mesma noite.
Ficámos em S. Miguel entre os dias 4 e 12 de julho, ten- do visitado a maior parte da ilha, sempre acompanhados pelo Capitão Saraiva, pelo Alferes Branquinho, pela Alferes Marques, pelo cabo Batista e pela nossa professora de Ma- temática Paula Monteiro.
Durante a nossa estadia tivemos a oportunidade única de ir a diferentes praias todos os dias. vimos as paisagens deslumbrantes da Lagoa das Sete Cidades e dos campos flo- ridos de hortenses azuis.
Fizemos uma visita às instalações do Regimento de Guarnição no2, guiada pelos Comandante e Segundo Co- mandante, onde pudemos experimentar alguns dos equipa- mentos militares. Embarcámos até ao deslumbrante Ilhéu de vila Franca do Campo e aí passámos uma das nossas me- lhores tardes. Também visitámos o centro histórico de Pon- ta Delgada, umas três vezes, onde pudemos ficar um pouco mais à vontade e aproveitar para comprar algumas lem- branças.
Tivemos a oportunidade única de ir ao estádio de São Miguel, onde assistimos ao treino da equipa de futebol de Santa Clara e aproveitámos para conhecer os jogadores e tirar fotografias com eles. Numa outra manhã, deram-nos a conhecer o Complexo Desportivo Pedro Pauleta onde co- nhecemos o próprio, que nos ofereceu autógrafos e fotos com ele. Pudemos também apreciar o sabor caraterístico a enxofre do cozido das Furnas. Fomos variadas vezes a pisci- nas naturais com águas termais que chegavam a mais de 30
graus como a Poça da Dona Beija, Ponta da Ferraria e ao fa- moso Parque Terra Nostra.
Nesta viagem levaram-nos a conhecer também uma es- tufa de ananases, a fábrica de licores “A Mulher do Capote”, onde são fabricados licores com diversos prémios atribuí- dos, a fábrica de cerâmica vieira, a fábrica de chá Gorreana que é internacionalmente comercializado e apreciado, uma visita guiada à Central Geotérmica do Pico vermelho que gera energia elétrica térmica do solo e por fim, uma visita ao Museu Militar.
No último dia apresentámos os nossos agradecimentos ao comandante do Campo Militar de S. Gonçalo por, em conjunto com o IPE, nos proporcionarem esta viagem e es- tadia como forma de celebrarmos a conclusão do 9.o ano.
Definitivamente vai ser uma viagem que nunca iremos esquecer.
Poderão ver fotos da viagem no Boletim Digital, através da pagina da APE que tem uma ligação direta ou pela leitura do qRCodes indicado.
escola de graduados
A escola de graduados pretende dar, aos futuros alu- nos graduados do IPE, conhecimentos que lhes permi- tam desempenhar essa função de uma forma mais ade- quada e competente possível. Inclui matérias como coaching de liderança, um exercício de liderança situa- cional no Regimento de Comandos (que os alunos apre- ciam bastante), formação em suporte básico de vida, dado por uma empresa certificada, e toda a formação e preparação no âmbito da conduta, postura e treino como graduados culminando com prática pedagógica de interação com os novos alunos do IPE, que se encon- tram na semana de adaptação ao Instituto.
Este ano esta atividade iniciou-se dia 28 de agosto, teve a duração de uma semana e meia e contou com a participação de 33 alunos, dos quais 12 do 12o Ano, 6 do 11o Ano, 8 do 10o Ano e 7 do 9o Ano.
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • julho a setembro | 33