Page 34 - Boletim Nº 254 da APE
P. 34

 NOTíCIAS DO IPE
 uma aventura na China
Novos alunos e início do ano letivo
No dia 1 de setembro decorreu na 1a seção do IPE a receção aos novos alunos. Com o maior núme- ro de entradas de novos alunos nas últimas 2 décadas – 100 novos alu- nos, a 1a seção fervilhava de crian- ças e jovens expetantes, principal- mente os mais novos.
questionados se estavam ani-
mados, responderam que sim, mas alguns disseram esta- rem também um pouco ansiosos!
Os pais e encarregados de educação assistiram, na sala de alunos, a um briefing que esteve a cargo do Comandante de Corpo de Alunos. O TCor Paulo Ferreira (19750326) apre- sentou a estrutura do Corpo de Alunos e salientou a impor- tância da família no sucesso do aluno no IPE.
O Presidente da APE, Fernando Pires (19550275) e o Pre- sidente da Associação de Pais, Pedro Baldo (19830416), apresentaram as Associações que presidem, felicitaram os pais pela escolha da escola, deram as boas-vindas a todos e desejaram que tudo corresse pelo melhor nesta nova etapa.
De 2 a 6 de setembro, decorreu a semana de adaptação para os novos alunos. Durante este tempo, os alunos tive- ram a oportunidade de conhecer as instalações, as regras do IPE, bem como a estrutura do Corpo de Alunos e os alunos graduados.
O novo ano letivo trouxe uma novidade – a existência de semestres em detrimento dos 3 períodos escolares. O Bata- lhão Escolar composto por 329 alunos, dos quais 32 alunos no 5o ano, iniciaram as aulas no dia 9 de setembro.
A título de curiosidade é também de realçar que se com- pleta este ano (de 1977 a 2019), em número de admissões as cinco centenas (500) de piloas.
Esta aventura co-
meçou quando o Ins-
tituto dos Pupilos do
Exército recebeu um
convite para partici-
par na comitiva Por-
tuguesa que visitaria a China, com o apoio da liga multissecu- lar amizade Portugal China. Após isso, sem saber do que se tratava, alguns camaradas meus começaram a falar do assun- to, que despertou a minha curiosidade, levando-me a falar com a minha mãe para saber melhor sobre tal visita.
vários encarre- gados de educação de alunos foram contactados atra- vés do correio ele- trónico. O mail di- zia que iria ocorrer tal viagem e que havia uma limita-
ção de 5 alunos e 1 professor e caso houvesse mais do que 5 alunos interessados, os alunos seriam escolhidos através de critérios definidos pelo Corpo de Alunos.
Aproveitando esta oportunidade única, quis participar nessa viagem e felizmente, consegui.
à espera do dia de partida, e numa fase já mais prepara- tória, visitámos uma escola que já tinha participado na comi- tiva em anos anteriores, que nos deu conselhos sobre o que iriamos precisar durante a nossa estadia na China. Mais tar- de, fomos recebidos na embaixada da República Popular da China onde fomos presenteados com umas breves palavras seguidas de uma refeição com comidas típicas da China.
Chegando o dia, já de malas feitas e como combinado reunimo-nos no dia 15 de julho no aeroporto de Lisboa, onde partiríamos para Xangai sujeitando-nos a uma viagem de 18 horas. Após chegarmos a Xangai fomos recebidos por duas líderes de grupo que nos levaram para o campo de fé- rias onde repousámos e tivemos diversas atividades.
Durante os 10 dias que estivemos na China realizámos várias atividades tradicionais chinesas, como a pintura de máscaras de ópera chinesa e o processo de fazer o famoso chá chinês. visitámos diversos lugares como a Zhujiaojiao Water Town, que como o nome indica é uma cidade em que ao invés de estradas possuí canais de água, a Torre Pérola do Oriente, que é uma torre que serve de antena de telecomu- nicação, hotel e restaurante. Também visitámos diversos museus sobre a sua história, assim como a história mundial.
Apesar de estarmos na China continuámos apenas a estar num campo de férias. Porém houve uma atividade em que passámos 2 dias com famílias chinesas para aprendermos a cultura chinesa “no terreno”. Foi uma das atividades que mais gostei, porque pude interagir com a cultura chinesa mais de perto, através da gastronomia e dos hábitos das famílias.
Após tal aventura regressámos à ocidental praia Lusitana. Da China não só trouxemos lembranças, objetos e memó- rias, mas também contactos e amizades de todo o mundo.
Adorei esta viagem e recordá-la-ei para sempre!
         henrique Simões
    Aluno no 216/13
    Desejamos que novo ano letivo decorra muito bem.
  32 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • julho a setembro
Fotos de Sílvia Machado Baldo



































































   32   33   34   35   36