Page 33 - Boletim Nº 254 da APE
P. 33

  NOTíCIAS DO IPE
 exames Nacionais 9o ano
Pelo 3o ano consecutivo as médias dos alunos do IPE nos exames nacionais do 9o Ano, tanto a português como a matemática, estiveram acima da média nacional, o que revela um bom trabalho tanto dos alunos como dos profes- sores.
Este ano, a média nacional de português foi 60% e a mé- dia dos alunos do IPE foi de 63,25%. A matemática a média nacional foi 55% e a média dos alunos do IPE foi 70,69%.
De salientar que a matemática, existiram 6 alunos tive- ram nota igual ou superior a 90% (nota 5) e ainda 3 alunas que tiveram nota interna de 2 e que nos exames nacionais tiveram 4, obtendo desta forma nota final positiva na disci- plina.
Os resultados demonstram que o IPE tem um ensino exigente e caminha para excelência.
Notas Finais 12o ano e exames Nacionais
No ano letivo de 2018/19 as médias finais dos Cursos Profissionais foram iguais ou superiores a 14 valores.
As médias foram as seguintes: do curso de Gestão 15,1 valores, do curso de Gestão e Programação de Sistemas In- formáticos 14,3 valores e do curso Técnico de Manutenção Industrial 14 valores.
Praticamente a totalidade dos alunos realizaram o exa- me nacional de português, o que é muito significativo, con- siderando que a realização dos exames nacionais para os alunos dos cursos técnicos profissionais é facultativa. Ape- nas é necessário se quiserem prosseguir os estudos, sendo que nesse caso o exame de português é obrigatório.
A média dos exames nacionais de português dos alunos do IPE foi de 12,6 valores, tendo a média nacional se situa- do nos 11,8 valores. De realçar que 5 alunos tiveram nota igual ou superior a 16 valores.
Este foi o primeiro ano em que o programa de portu- guês foi o mesmo, tanto para os alunos dos cursos técnicos profissionais como para os alunos do ensino regular, pelo que os resultados obtidos refletem o bom trabalho dos alu- nos e professores.
Mais de 50% dos alunos realizaram exames a matemáti- ca A ou matemática B, tendo 5 alunos obtido nota igual ou superior a 17 valores no exame de matemática B.
A equipa do boletim deseja a todos as maiores felicida- des.
Concurso Nacional da programação e robótica
No dia 1 de junho, na Escola Secundária vergílio Ferreira, decorreu um encontro regional no âmbito da 5a Edição do concurso nacional de Clubes da Programação e Robótica (CPR).
Esta iniciativa, promovida pela Equipa de Recursos e Tec- nologias Educativas (ERTE) e a Direção Geral de Educação (DGE), tem como objetivo contribuir para o desenvolvimen- to da comunidade CPR e demonstrar as dinâmicas que estes clubes desenvolvem nas suas comunidades educativas.
O Clube ACC Programação e Robótica do IPE, com uma equipa constituída por 8 alunos do 6o ano concorreu na ca- tegoria 1 – Iniciação à Robótica, com o seu cão robótico “O Pupilone”, tendo o projeto sido apurado para a final que de- correu no dia 3 de julho.
A final decorreu em Lisboa, não tendo os resultados sido os que os alunos desejavam, mas o apuramento para a final já foi motivo de orgulho, considerando que os alunos esta- vam a competir com alunos mais velhos (alguns universitá- rios).
A equipa foi constituída pelos seguintes alunos:
Tomás Polónia, aluno no 491/17 Afonso Chambel, aluno no 281/18 Pedro Colaço, aluno no 32/18
Hugo Martins, aluno no 34/18 Bernardo Mota, aluno no 53/18 Gonçalo Nogueira, aluno no 56/18 André Rosa, aluno no 75/18, Francisco Monteiro, aluno no 144/18
     Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • julho a setembro | 31












































































   31   32   33   34   35