Page 24 - Boletim Nº 254 da APE
P. 24
NOTíCIAS DO IPE
serviço de assistência religiosa 2018/19
Pe Diamantino Júlio Custódio Teixeira*
diferente, o suave odor do Espírito de Deus que sopra onde quer;
– Evoco, a celebração dos Sacramentos da Iniciação Cris- tã (Batismos, Crismas e 1a Comunhões), a que presidiu o Se- nhor Bispo das Forças Armadas e de Segurança Dom Rui va- lério. Como esse dia, 08 de junho, foi marcante para todos nós... com que dignidade nos preparámos para ele. Com que alegria o vivemos e partilhámos uns com os outros. Afinal, valeu a pena. Tudo vale a pena... mas esta é a melhor parte, aquela que ninguém nunca nos poderá tirar, o amor de Deus;
– Evoco a participação de uma grande representação do IPE na Peregrinação Militar a Fátima, que apesar de se reali- zar já fora do tempo letivo, quis estar neste Santuário em comunhão com todos militares portugueses que ali quise- ram peregrinar. Como é importante para nós a proteção de Maria, Mãe de Jesus;
– Evoco as Celebrações festivas do Natal, Páscoa e Ani- versário do IPE... com que intensidade nos uniram e nos pro- jetaram para o próximo, basta recordar a excelente campa- nha de angariação de bens entregues numa instituição local que apoia crianças.
Dou graças a Deus e a todos aqueles que de alguma for- ma me ajudaram a realizar a minha missão: a Direção, os alunos, militares, civis, professores (a excelente colaboração do professor de EMRC), encarregados de educação e anti- gos alunos.
Bem-hajam!
Deus vos abençoe... Sempre!
(*) Major Capelão, que coordena o serviço de Assistência Religiosa no IPE des- de 2014.
O Serviço de Assistência Religiosa, todos os anos coloca à disposição do(a)s aluno(a)s do IPE, um espaço de forma- ção (catequese), livremente escolhido e autorizado pelos encarregados de educação. Tentando não prejudicar o ritmo escolar, reunimo-nos todas as semanas para escutar, con- versar e proclamar a Boa Nova de Jesus Cristo.
Estes momentos de catequese têm sido muito importan- tes para muitos dos nossos, a testemunhá-lo:
– Evoco aquele domingo de “retiro”, vivido no convento do varatojo com outros jovens das paróquias onde o Padre Capelão também apoia. Foi muito reconfortante esse dia... sentir que todas as contrariedades se dissiparam, e que o esforço e a vontade de todos deram àquele dia um sabor
projeto eco-escola (recolha de tampinhas)
Durante o ano letivo 2018/19, no âmbito do Projeto Eco-Escola, foi celebrada uma parceria solidária entre o IPE e a Associação de Paralisia Cerebral de Lisboa (APCL), para se recolherem “tampinhas” de plástico.
Ao longo do ano letivo os alunos e toda comunidade escolar foram convidados a contribuir para campanha de recolha de tampas de plástico.
No dia 11 de junho, um grupo de alunas do 7o ano - Luísa Hipólito aluna no 95/18, Olga Horokhvska aluna no 163/18, Marina Mota aluna no 1027/16 e Sofia Baldo aluna no 1521/16 - foi representar o Instituto dos Pupi- los do Exército na entrega do donativo de tampinhas.
Segundo a equipa de professoras da Eco-Escola foi um projeto bem-sucedido.
22 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • julho a setembro