Page 26 - Boletim Nº 254 da APE
P. 26
NOTíCIAS DO IPE
ocupação dos tempos livres (otl)
Tradicionalmente, após o término do ano letivo, o IPE propor- ciona a alunos do 5o ao 8o ano, um período de Ocupação de Tem- pos Livres (OTL), tendo como objetivo premiar os alunos que mais se distinguiram pelo seu desempenho e comportamento ao longo do ano. De 17 a 28 de junho, 48 alunos participaram nas atividades de OTL.
O tempo, pouco convidativo, não obstou a que os alunos se divertissem e aproveitassem as 2 semanas ao máximo.
Além de idas à praia e piscina (do Inatel e de Santarém), os alu- nos frequentaram aulas de Surf/Bodybord, foram ao Bounce, ao ci- nema, fizeram uma experiência de laser-tag, intercalando esta ativi- dade com a realização de videojogos e um passeio no Hippotrip.
No final da 2o semana os alunos fizeram um pic-nic em Mon- santo (Parque do Calhau), para o qual levaram uma iguaria da gastronómica típica da sua região e participaram ainda na pere- grinação militar a Fátima.
Segundo conseguimos apurar junto de alguns alunos as ativi- dades do laser-tag e o passeio no Hippotrip (onde puderam ouvir histórias sobre Lisboa) foram as mais divertidas e as que mais apreciaram.
Baile de Finalistas
No dia 28 de junho de 2019, decorreu o tradi- cional Baile de Finalistas, na 1a seção do IPE.
O baile contou com a presença de familiares e amigos e ainda professores, vários elementos do corpo de alunos e alguns convidados, nomeada- mente o Presidente da Direção da APE, Fernando Pires (19550275) e o Presidente da Associação de Pais, Pedro Baldo (19830416).
Os alunos e familiares foram recebidos pelo Sr. Diretor, Cor Miranda Soares, pelo Subdiretor TCor José Magro e esposa, Elsa Magro e pelo Coman- dante da 4a Companhia, Cap. Medeiros.
Após a sessão fotográfica, seguiu-se o jantar com bacalhau à “Correia Barreto” como prato prin- cipal.
No final do jantar, os alunos foram chamados e ovacionados pelos presentes.
O Sr. Subdiretor, o TCor José Magro, proferiu umas breves palavras, tendo referido que a noite era dos finalistas e de celebração e que fazia votos que finalistas pautassem as suas vidas pelos valo- res da honestidade, lealdade, solidariedade, que lhe foram incutidos no IPE.
A seguir ao porto de honra, o aluno Comandan- te de Batalhão, Diogo Paulo (no 279/11), agrade- ceu a presença de todos e relembrou que cada um dos finalistas teve a sua própria jornada no IPE e que conseguiram apesar das diferenças, fazer de- las forças e alcançarem um objetivo comum, termi- nando com sucesso o percurso escolar.
A animação musical esteve a cargo do conheci- do locutor de rádio, Paulo Fragoso, que abrilhan- tou a noite, tendo o baile iniciado com uma valsa dos finalistas com os seus pares.
O ponto alto da noite foi quando o Sr. Diretor, o Cor. Miranda Soares, anuiu dar um “passito” de dança, com os finalistas a rodearam-no e a dança- rem com ele.
A equipa do Boletim deseja a todos os finalistas os maiores sucessos para vida.
24 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • julho a setembro