Page 23 - Boletim Nº 254 da APE
P. 23
EM FOCO APE
paulo meNDes piNto
(19810353)
Comissário juntamente com Pe- dro Abrunhosa do ciclo de conferên- cias em Serralves com o tema “Arte e Espiritualidade”.
aurélio márCio alves Da Costa (19320292)
Aurélio Márcio Alves da Costa nasceu em 12/07/1919, na Rua do Retiro em Fafe e faleceu em Lisboa em 20/12/2010, onde por motivos profissionais viveu grande parte da sua vida.
Completa-se hoje um século sobre o seu nascimento.
Filho de Francisco Alves da Costa, 2o Sargento inválido da 1a Guerra Mundial, foi admitido no Instituto dos Pupilos do Exército em Lisboa em 19932, onde lhe foi atribuído o núme- ro 292 e concluiu o Curso de Contabilista em 1941.
Foi ainda nos seus últimos anos nesta escola que deu os primeiros passos na área do jornalismo, enquanto colabora- dor do jornal interno “Os Pupilos do Exército” de que chegou a ser Secretário (1939) e membro da Comissão Organizadora (1940).
Assim foi com satisfação que vimos mais um pilão e cida- dão a ser reconhecido publicamente, a Câmara Municipal de Fafe atribuiu seu nome à rua onde estão localizadas impor- tantes instalações desportivas daquela cidade.
apresentação de cumprimentos da ape
aTo Novo Director do ipe
eve lugar no passado dia 11 de Setembro, a pedido da APE, a apresentação de cumprimentos ao novo Direc- tor do IPE, Coronel João Sobral Santos.
Ernani Balsa
19600300
Estiveram presentes, por parte da APE, o Presidente da
Mesa da Assembleia Geral, José Nunes da Cruz, o Presiden- cerimónia de imposição das insígnias aos novos Graduados, a
te da Direcção, Fernando Baptista Pires e o seu vice-presi- dente, Ernâni valoura Balsa.
O encontro ocorreu dentro da maior cordialidade, como seria natural entre responsáveis por duas instituições que comungam das mesmas preocupações e objectivos. Foi fei- ta pelo nosso Presidente da Direcção, após uma breve intro- dução do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, uma exaustiva abordagem aos pontos mais prementes e sensí- veis da vida do Instituto, que quisemos comungar com o novo responsável, aproveitando para reiterarmos a nossa completa disponibilidade para continuarmos a contribuir, dentro da nossa esfera de influência e possibilidades, para o bom nome dos Pupilos do Exército, objectivo que a todos nos move.
O Coronel João Sobral Santos, mostrou o seu agrado pela nossa presença e corroborou, independente-
mente da sua ainda breve presença ao leme
do IPE, o reconhecimento de que há necessi-
dade de melhorar, cada vez mais, as condi- ções de acolhimento aos Alunos do IPE, envi- dando todos os esforços para que as mesmas correspondam às reais necessidades dos Alunos e possam contribuir para um desejável aumento de efectivos do Batalhão Escolar.
Ficou clara a intenção de ambas as par- tes para se estabelecer, de uma forma trans- parente e respeitosa, um clima de entendi- mento e colaboração que possa contribuir, em toda a sua envolvência, para um único fim, manter e fazer engrandecer o bom nome do Instituto.
Na sequência deste profícuo encontro, a APE esteve representada, no dia seguinte, na
convite da Direcção do IPE. Estiveram presentes o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, José Nunes da Cruz, o Presi- dente da Direcção, Fernando Baptista Pires, o seu vice-presi- dente, Ernâni valoura Balsa, o vogal Pedro Baldo, que repre- sentava também a Associação de Pais e Encarregados de Educação do IPE, a Secretária da mesa da Assembleia Geral, Ana Paula Oliveira e um representante do Conselho Geral da APE, Manuel Borges Correia, assim como o Director do Cen- tro de Documentação e Memória, António Ribeiro da Silva.
O Batalhão Escolar apresentou-se em toda a sua nova dimensão, evidenciando um reforço de efectivos, o que nos faz acreditar e reconhecer que estamos no caminho certo, para o qual, todos, Direcão do IPE e APE, temos a consciên- cia de ter contribuído de uma forma empenhada e evoluti- va, sempre com os nosso lema à frente: querer é Poder!...
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • julho a setembro | 21