Page 44 - Boletim APE 253
P. 44

 leituras
  Apresentação de Livros
Rosa Emília
Ao fim da tarde do dia 21 de Março, teve lugar, na nossa sede a apresentação do último livro da autoria do Pilão, José António Barroca da Cunha (19520317), “Rosa Emília”.
Num ambiente de natural camaradagem a obra teve apresentações a cargo do Pilão Rui Cabral Telo (19480265) e do filho do Autor.
Do que retivemos desta apresentação ficou-nos a certeza da qua- lidade da obra e do interesse que a sua leitura suscita.
Ao Autor que se deslocou do local onde habita, a alguns quilóme- tros de Lisboa, agradecemos a presença bem como o exemplar oferecido para a Biblioteca da APE.
Traga uma orelha de Pedro Sanches
Dia 28 de Março de 2019, teve lugar no Palácio Baldaya, em Benfica, o lançamento da última obra literária do Pilão, Jacinto Rego de Almeida (19520049), um “romance negro”, nas palavras da sua apresentadora, Profa Luísa Coelho, que
tem por título, o já de si algo enigmático “Traga uma orelha de Pedro Sanches”!...
Na assistência, para além de inúmeros amigos do Autor, uma sig- nificativa representação de Pilões.
Ao Autor, os nossos votos de boa recetividade para este seu últi- mo livro, que pela apresentação feita, se prevê de entusiasmante leitura!...
Brevemente teremos oportunidade de ter o Jacinto Rego de Al- meida na APE para de novo falar deste seu trabalho e onde os interessados poderão obter o seu exemplar autografado.
Cabora Bassa
No dia 5 de Abril pelas 17:30 tivemos a oportu- nidade de assistir, a convite do Autor, o Antigo Aluno Dagoberto Campos de Lima (19400246), à apresentação do seu mais recente trabalho, uma publicação com cerca de 680 páginas, onde relata toda uma experiência profissional,
de mais de 40 anos, que tem, como tema central, a sua participa-
ção na construção da barragem de Cabora Bassa, em Moçambi- que.
Numa sala completamente lotada a assistência, muito interessa- da, seguiu atentamente a apresentação e às passagens de aci- dentes e estórias contados, de forma muito peculiar e expressiva, pelo nosso amigo Dagoberto.
Obra sem dúvida muito interessante que enriquece também a bi- blioteca da APE em exemplar oferecido, com dedicatória do Autor. Em data a anunciar esperamos ter connosco o Dagoberto Campos de Lima, na APE para de novo falar deste seu trabalho e onde os interessados poderão obter o seu exemplar autografado.
Pupilos do Exército
(1911-2017 Histórias e Memórias)
Decorreu no dia 7 de Março, na Sala de Exposi- ções da Primeira Secção do Instituto dos Pupi- los do Exército, o lançamento do Livro “Pupilos do Exército 1911-2017 Histórias e Memórias”
do Pilão Jerónimo Pamplona (19530006).
Com a presença de um número significativo de Antigos Alunos e convidados o Luís Alves de Fraga (19540282), o Antropólogo Pau- lo Fernandes, amigo do Autor, e o Ramiro Nolasco (19740268) apresentaram e comentaram a obra onde se destacam testemu- nhos de Pilões sobre a sua vivencia enquanto alunos, análise his- tórica do IPE e imagens do quotidiano, de eventos e cerimónias no Instituto ao longo dos tempos.
A obra que pelo título já de si traduz o que contem é, a todos os títulos, muito interessante não só para toda a comunidade Pilónica como para o leitor que procure tomar consciência do que é o espí- rito de uma escola como a nossa.
Em data posterior, no dia 15 de
Maio, tivemos nova oportunida-
de, em tertúlia realizada na APE
com a participação de um reduzi-
do número de presenças, de as-
sistir e participar nas análises e
comentários ponderados a cargo
da Ana Paula Oliveira (19781097)
e do Rui Cabral Telo (19480265).
Nessa altura foi oferecido um
exemplar autografado à Bibliote-
ca da APE que agradecemos.
Saudades Tecidas pelo Tempo
Na tarde do dia 16 de Abril, no Espaço Chiado em Alcântara tivemos a prazer de assistir ao lan- çamento do novo livro de poesia de autoria do Pilão e colaborador do Boletim da APE António Barradas Barroso (Tiago) (19460120).
A apresentação esteve a cargo do seu filho Mi-
guel tendo o Autor também tecido considera- ções sobre a publicação numa demostração da sua forte sensibi-
lidade poética e literária.
                                         42 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • abril a junho
























































   42   43   44   45   46