Page 45 - Boletim APE 253
P. 45
leituras
Num espaço bastante acolhedor composto por uma assistência em número significativo o convívio prolongou-se por mais algum tempo na aquisição de exemplares devidamente autografados pelo Autor.
Para a biblioteca da APE fomos portadores da oferta de um exem- plar que muito agradecemos ao nosso amigo Tiago.
Em data a anunciar o Tiago estará também na APE para nos falar desta sua obra e onde os interessados poderão adquirir o seu exemplar autografado.
Ofertas para a Biblioteca da APE
Clube Militar Naval 50 anos
No dia 3 de Abril por altura da assinatura do Pro- tocolo Colaboração entre o Clube Militar Naval e a Associação dos Pupilos do Exército, foi ofereci- do à nossa Associação, um exemplar da publica- ção intitulada “Clube Militar Naval 150 anos”,
autografado e com dedicatória do Presidente Paulo Cavaleiro Ân- gelo. uma obra que nos ajuda a melhor conhecer a génese do Clu- be Militar Nava e os seus 150 anos de história.
Publicação do CMN e textos de vários Autores.
ET Coelho A arte e a vida
Numa oferta da Câmara Municipal da Amadora, por altura das exposições em homenagem ao Autor e Antigo Aluno do Instituto dos Pupilos do Exército, Eduardo Teixeira Coelho, a Bibliote- ca da APE foi enriquecida com esta publicação
sobre a obra e vida de um dos mais notáveis Autores Portugueses da História da Banda Desenhada, quer a título nacional como in- ternacional.
É uma publicação da NONARTE Cadernos do Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem Impressa/Câmara Municipal da Amadora, Edições Época de Ouro 1998.
Os Autores são Leonardo de Sá e António Dias de Deus.
Os Soldadinhos do Porto
uma edição autografada pelos Autores Pedro Brito, José Costa Matos e Maria Alexandra An- jos, da Lello Editores e da Liga dos Amigos do Museu Militar do Porto, encontra-se agora na Biblioteca da APE, fruto da oferta do Antigo Aluno Alípio Santos Martins (19570422).
Trata-se de uma obra muito interessante sobre o acervo de mi- niaturas do Museu Militar do Porto. uma referência muito espe- cial á página 193 onde consta a representação do Instituto dos Pupilos do Exército, a qual foi recentemente ampliada com a oferta da APE de uma coleção completa incluindo os estandartes, escoltas e pelotão, em caixa vitrine apropriada para o efeito.
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • abril a junho | 43
O que eu li...
Rosa Emília, a história de vida de uma mulher que começa nos anos 60 na remota aldeia de Vale da Junça para lá de Bragança, acabando no início dos anos 80. A história de Rosa Emília e de todas as personagens deste livro envolvem-nos logo nas primeiras páginas.
As palavras do autor
transportam-nos para
uma aldeia portuguesa
nos anos sessenta. É no lavadouro da aldeia através das mulheres da aldeia, que nos é apresentado o grande amor de Rosa Emília o Manuel Luís, não posso deixar de transcrever uma pequena parte da conversa que me fez rasgar um sorriso de orelha-a-orelha:
“... – Agora sem brincadeira, o rapaz está bonito que chegue. Na certa não lhe vão faltar mulheres que o queiram. E aquela farda azul do asilo onde o pai o pôs a estudar ainda lhe dá mais realce.
Espanto dos espantos, Alice fala pela primeira vez, pouco, mas fala.
– Não é um asilo! As outras param, olham-se, interrogando-se como havia ela ganho coragem de entrar na conversa, contrariando o que Rita havia dito.
– Então é o quê?
– É uma escola para filhos de militares...”
É um livro de uma leitura apetecível, fluida e que nos transporta para outros tempos, em que a vida era dura, em que as mulheres se sujeitavam a muito, em que se emigrava para França para fugir à vida difícil em Portugal, encontrando muitos uma vida tão ou mais miserável do que a que deixaram por cá.
um livro sobre a história de vida de uma mulher, escrito pela mão de um homem e que na minha modesta opinião vale com toda a certeza uma leitura.
Elsa Martins Magro
Título: Rosa Emília
Autor: José Manuel Barroca da Cunha
19520317
19871013