Page 7 - Boletim nº 251 da APE OUT a DEZ de 2018
P. 7

de Benguela. Em 1853, Cuiabá passou a ser capital do Esta- do, e deu-se o início do isolamento e da decadência de Vila Bela da Santíssima Trindade. As minas de ouro secaram, a região tristemente conhecida como doentia ficou na mão de negros que se apropriaram das casas e desde 1850 a população mantém-se em 2.700 habitantes. Mas claro, lem- brava-se o Coronel Percy Fawcett, o aventureiro inglês que por lá passou por diversas vezes e desapareceu na selva brasileira em 1925. (O jornal londrino “The Times” ainda ofe- rece um prémio a quem prestar informações confiáveis so- bre o seu destino.) O mistério do seu desaparecimento tor- nou-se uma das mais conhecidas lendas do século passado e as suas aventuras inspiraram livros como “O mundo perdi- do” de Arthur Conan Doyle e “As minas do rei Salomão” de H. Rider Haggard, e ele é o Ridgewell das aventuras de Tin- tim de “A orelha quebrada”. Um filme sobre a sua vida, “A cidade perdida de Z”, estreou o ano passado em Lisboa. Fa- wcett descreveu Vila Bela: “não passava de uma coleção de casas e igrejas antigas, muitas semiarruinadas habitadas por negros onde aparentemente viviam quase do ar e à noi- te barricavam-se dentro de casa com medo dos índios que vagueavam pelas ruas silenciosas”. O coronel inglês tam- bém era conhecido pela sua excentricidade: em destroços da imponente Igreja Matriz da Santíssima Trindade na Praça Maior da cidade, junto ao pelourinho, ele encontrou os res- tos de uma grande cadeira com dossel usada pelos bispos
nas grandes cerimónias. Enrolou-os numa lona e levou-os para Inglaterra onde os entregou a Dawlish, um especialista em marcenaria para que a restaurasse. Depois ofereceu a cadeira a sua mulher que nela se sentava na cabeceira para fazer as refeições.
Dormimos na única pensão da cidade cujo pequeno jar- dim era frequentado por duas antas que comiam os restos de comida.
No dia seguinte partimos para as Terras do Sararé onde nos esperava o Chefe do Posto da FUNAI que administra e protege os índios das aldeias nambiquaras da região. Assunto da próxima crónica.
(continuação) CróniCaS
                A. Borges Pires, Santos Pereira, Pires Pereira & Associados, RL
ÁREAS PREFERENCIAIS:
DIREITO LABORAL, DIREITO COMERCIAL, DIREITO CIVIL,
CONTENCIOSO CIVIL, LABORAL E COMERCIAL
António Borges Pires: abp@abpa.pt Henrique Santos Pereira: hsp@abpa.pt
 AMOREIRAS, TORRE 3, 5o PISO, 511, 1070-274 LISBOA | TEL. +351 212 454 262 - FAX: +351 212 454 284
 Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • Outubro-Dezembro | 5























































































   5   6   7   8   9