Page 22 - Boletim nº 251 da APE OUT a DEZ de 2018
P. 22

aPE
 A IMPRENSA DOS ALUNOS – PUBLICAÇõES DO IPE
 O IPE – Instituto dos Pupilos do Exército dispõe actual- mente da revista “Querer é Poder” com periodicidade tria- nual (Março, Maio e Novembro), tutelada pela Direcção do Instituto, com coordenação assegurada por um Professor e editorial do Comandante de Batalhão aluno.
Tem como objectivo dar a conhecer a toda a comunida- de escolar as actividades desenvolvidas no IPE e está aberta à colaboração de alunos, antigos alunos e Professores, con- tendo notícias sobre as principais actividades e solenidades da vida da Escola.
Esta revista nasceu em Janeiro de 1985 podendo ler-se no editorial do seu primeiro número que QUERER É PODER é a “revista dos alunos e para eles fundamentalmente voltada”.
A primeira publicação editada pela Escola, foi uma pe- quena revista com o título “O Instituto dos Pupilos” e subtítu- lo Arquivo da vida colegial no Instituto Profissional dos Pupi- los do Exército de Terra e Mar, datada de 28 de Julho de
1913, com coordenação de Álvaro Viana de Lemos (então Tenente de Infantaria – Professor).
Em 31 de Janeiro de 1916, apenas quatro anos após a abertura dos Pupilos do Exército, surge “O Profissional”, inte- gralmente dirigido pelos alunos.
Embora com algumas oscilações no que concerne à sua regularidade, mas com um aspecto gráfico muito relevante, “O Profissional” perdurou até 1924, sendo que lhe sucedeu, em continuidade, “Os Pupilos do Exército”. Na despedida, o primeiro, periódico defendia que tinha sido «poeta, roman- cista, literato, desportista, cientista» e que desejava que o seu sucessor fosse «tudo isto por ordem inversa».
“Os Pupilos do Exército” era um órgão de informação es- colar, dando conta do esforço dos alunos. De jornal mensal nos primeiros anos, atravessou depois dificuldades quanto à organização e periodicidade, sendo que passou a ser um jor- nal anual, que era editado apenas no dia de aniversário do Instituto, a 25 de Maio.
Na verdade, era mais um cartão comemorativo do que, propriamente, um órgão informativo escolar. No ano letivo de 1945/1946 passou a chegar às mãos dos alunos todos os meses, com um bonito conteúdo que ocupava oito páginas, mantendo-se assim até 1947.
Seguiu-se “O Jornal dos Pupilos do Exército”, com 17 nú- meros, de Dezembro de 1950 a Abril de 1952.
Ao longo dos anos foram surgindo outras publicações, a maioria das quais com vida efémera, algumas de natureza clandestina, que pelo seu carácter secreto e satírico, fomen- tavam a crítica interna, por vezes mordaz e corrosiva, como: “O Aranhiço” (1941-1943), “O Diabo” (1941) e “O Pastor” (1986-1987).
António Ribeiro da Silva. 19600093
PALESTRA “AS VOLTAS PELO MUNDO”
A Palestra de dia 18 de Outubro com o Professor Antó- nio dos Reis excedeu as expectativas que já de si eram bas- tante elevadas.
Uma excelente exposição e partilha de conhecimentos, uma grande capacidade de comunicação e uma evidencia do interesse que prendeu a assistência durante toda a dis- sertação.
Ao Pilão Rui Telo agradecemos a oportunidade, por si criada, para, através do seu amigo António dos Reis, termos tido a oportunidade de desfrutar destes momentos.
Fica desde já em aberto a possibilidade de futuramente contarmos com uma nova abordagem sobre este ou outros temas.
   20 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • Outubro-Dezembro 2018















































































   20   21   22   23   24