Page 20 - Boletim nº 251 da APE OUT a DEZ de 2018
P. 20

aPE
 EVOCAÇÃO DOS 50 ANOS DA CARAVANA DA AMIzADE
  Numa iniciativa coordenada por dois participantes nes- ta comitiva, o António Ribeiro da Silva (19600093) e o Ernâ- niValouraBalsa(19600300),realizou-senopassadodia30 de Novembro, na 1.a secção do IPE, uma cerimónia evocati- va desta histórica caravana que em 1968 levou um grupo de alunos finalistas e componentes da classe especial de ginástica em visita a Angola e Moçambique.
A intenção dos organizadores, para além de lembrar e evocar o que então se passou, foi também de trazer ao Ins- tituto todos aqueles que participaram nos atos ocorridos.
Estiveram, além do Diretor do IPE, Coronel João Miranda Soares e do Presidente da Direção da APE, Fernando Baptis- ta Pires, como representantes das duas Instituições que apoiaram e organizaram a caravana da amizade, um signifi- cativo número de participantes na comitiva bem como al- guns Pilões que na altura se encontravam naquelas ex-co- lónias, em diversas missões ou lá radicados. Destes últimos estiveram o Mário Fernando Pereira (1959384) que se en- contrava em Luanda, o Luís Alves de Fraga (19540282) e o Fernando Santos Cristo (19550373) que se encontravam na Beira em Moçambique.
Foi a partir das 10:30 que os convidados e participantes começaram a chegar à primeira sessão onde visitaram uma exposição de documentos do Centro de Documentação e Memória da APE, devidamente elaborados, em filme espe- cialmente concebido para o evento e em reportório foto- gráfico e documental de recortes de revistas e jornais da várias localidades, cidades e regiões, por onde a caravana passou.
Seguiu-se, após um pequeno beberete convívio, a inau- guração da placa comemorativa colocada numa parede dos claustros junto a outra que regista e perpetua este acontecimento de há 50 anos.
Em pequenas alocuções o Diretor do IPE, o Presidente da Direção da APE e, em nome dos que receberam local- mente os integrantes da caravana, o Luís Alves de Fraga, assinalaram e recordaram o que foi este tão importante acontecimento.
Antes do almoço de confraternização que foi servido no refeitório, juntamente com os alunos, assistiu-se à formatu-
ra do batalhão escolar, leitura do código de hon- ra, mensagem do Luís Alves de Fraga, para os alunos e desfile em conti- nência.
ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
A AG Extraordinária de quinta-feira dia 29 de Novem- bro, à noite, para revisão dos Estatutos, no seu ponto 1 do artigo primeiro, destacou-se em três aspetos muito importantes.
Foi das mais concorridas dos últimos anos (76 pre- senças), foi das mais curtas de sempre (cerca de 15 minu- tos) e foi aprovada por unanimidade e aplauso a propos- ta da ordem dos trabalhos.
Todos temos motivos de nos sentirmos muito satis- feitos pela leitura que esta demonstração de participa- ção e interesse nos permite e pelo apoio demonstrado na consecução do objetivo que pretendemos alcançar.
O nosso muito obrigado aos Associados e a promessa de que tudo faremos para conseguir tão almejado deside- rato que será a obtenção do Estatuto de Utilidade Pública, um objetivo que a APE procura desde há longo tempo.
Fernando Baptista Pires. 19550275
   18 | Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • Outubro-Dezembro 2018


















































































   18   19   20   21   22