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IPE INSTITUTO DOS
PUPILOS DO EXÉRCITO
ENTREvISTA COM O Ex. COMANDANTE DO CORPO DE AL
MO
Na sequência da série de entrevistas que iniciámos no número anterior tivemos agora a oportunidade de desenvolver a
conversa muito agradável com Ex. Comandante do Corpo de Alunos, Senhor Tenente Coronel Jorge Manuel Lopes Bas-
mo
tos, que aqui transcrevemos.
Resumo biografico do tenente Coronel Jorge manuel Lopes bastos
Nascido a 17 de Maio de 1968 em Fátima – Ourém. Casado, 2 filhos. Formação Académica: Licenciatura em Ciências Sócio-
-Militares, curso de Infantaria no ano lectivo de 1990-1991. Licenciatura em Psicologia, na Faculdade de Psicologia e Ciências
da Educação da Universidade de Lisboa no ano lectivo 2000-2001. Bacharelato de Gestão de Recursos Humanos pelo Institu-
to Superior de Línguas e Administração – Santarém no ano lectivo de 1994/95. Curso de Promoção a Capitão no ano lectivo
de 1995-1996. Curso de Promoção a Oficial Superior das Armas e Serviços em 2001-2002. Desempenho de Funções: 1991-
-1992 – Instrutor CFS/CFO na Escola Prática de Infantaria; 1992-1995 – Cmdt Pelotão Instrução no RI15; 1995-1996 – Cmdt
Companhia Instrução no RI15; 2002-2006 – Oficial Psicólogo no Gabinete de Orientação do CPAE; 2008-2010 – Chefe Gabi-
nete Orientação do CPAE; 2010-2012 – Chefe da SOIS/RG2/ZMA; 2010-2012 – Comandante do 2Batalhão Infantaria/RG2/FZMA;
Docente da cadeira Psicologia Comportamental e Cognitiva, Academia Militar – 2º Semestre do ano lectivo 2002-2003; Docen-
te da cadeira Psicossociologia das Organizações, Academia Militar – 2º Semestre do ano lectivo 2003-2004. Missões FND
(Forças Nacionais Destacadas): Oficial Psicológo do Agr GOLF, na Bósnia Herzegovina em Outubro 2003; Processo de Se-
lecção das FDTL – Timor Lorosae em Setembro/Novembro 2004; Chefe de Equipa na LOT/Derventa – Bósnia Herzegovina em
Jun2006-Set2007; Oficial Psicólogo da ISAF/FND no Afeganistão em Abril/Maio 2008; Oficial Psicólogo do 1BI/BrigInt no
Kosovo em Junho 2009; Oficial Psicólogo da 1ªOMLT/Divisão e 3ªOMLT/Guarnição no Afeganistão em Julho 2009
Como é constituído o Corpo de alunos e qual a missão do entre o Instituto e escolas lá de fora. Nestas idades necessitam de
seu Comandante? orientação e apoio porque vão ter um papel de liderança perante os
O Corpo de Alunos tem a missão fundamental de enquadrar os outros, são alunos que vão transmitir os valores do que é ser “pilão”,
alunos na sua vida diária no IPE. Somos a estrutura que está relacio- só quem foi “pilão”, como eles, os pode transmitir. São um elo funda-
nada à vertente comportamental, dos valores, das atitudes e até do mental porque podem tornar-se referencias, modelos para os restantes
próprio processo de desenvolvimento pessoal de cada um dos alunos alunos mas precisam de acompanhamento, de inputs dos militares do
e para isso conta com o apoio e a ação de outros agentes como a Di- Corpo de alunos.
reção, o Serviço Escolar, a Associação de Pais e com a Associação dos
Antigos Alunos. o graduado tem que demonstrar vocação de liderança, como
Estamos a falar na maior parte de alunos que entram para o 5º ano, se processa o percurso até chegar a graduado?
com 10/11 anos e que vão atravessar uma fase muito importante da sua Em termos simples, os alunos graduados são nomeados pela Di-
vida. reção sob proposta do Corpo de Alunos. Por detrás desta simplicidade
Para o seu próprio desenvolvimento psicossocial é bom que tenham está um processo mais complexo que passa pela consulta da opinião
um enquadramento que não seja apenas a dos professores, que é feito de vários agentes do IPE.
por nós no Corpo de alunos e que é acompanhado pela Direção. A escolha recai sobre os alunos que ao longo do ano demonstram
Temos também a importante missão de enquadrar e orientar a es- capacidades para liderar de uma forma eficaz e madura. Essas capa-
trutura do Corpo de Graduados, um dos agentes que faz a diferença cidades serão aferidas na escola de graduados através de várias for-
mas de avaliação (desempenho na escola de graduados, testes socio-
métricos, desempenho nas provas de obstáculos e projeto e
planeamento, desempenho na prova de liderança final). No final da
escola de graduados é também passado um inquérito aos alunos que
a frequentaram para exprimirem a sua opinião acerca de qual seria a
estrutura de graduados a definir e qual o lugar que o próprio deseja-
va para si.
No processo da escolha dos alunos a frequentar a escola o Coman-
dante do Corpo de Alunos vai integrar as seguintes opiniões: dos mi-
litares do CAL, opinião da estrutura de graduados do 12º Ano que
vai sair do instituto (Cmdt Bat Aluno, Cmdts de Companhia Alunos,
Adj Cmdt Bat Al, Porta Estandarte, Porta Guião, etc.). É também ouvido
38 BOLETIM DA ASSOCIAÇÃO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO