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APE ASSOCIAÇÃO DOS
PUPILOS DO EXÉRCITO
Notícias do Colégio Militar de Porto Alegre
expedição general belarmino de Mendonça
grande odisseia na amazónia
O Coronel Hiram Reis e Silva, Professor no CMPA, iniciou a maior Com muita propriedade, coloca o Coronel Hiram em seus escritos:
de suas aventuras pela Amazônia: descer os cerca de 5.000 quilómetros “A era das Expedições e das Bandeiras parece ter findado. Minha
do Rio Juruá e de alguns dos seus principais afluentes numa expedição aflita alma de desbravador sente uma dor infinda. Poderíamos hoje reve-
que baptizou de “Expedição General Belarmino de Mendonça”. renciar a memória de tantos naturalistas e pesquisadores de outrora se
A Expedição percorrerá, nos anos de 2012 e 2013, os 2.975 km de estes encontrassem idênticas dificuldades pecuniárias? Teriam os Chefes
extensão do Médio e o Baixo Juruá, desde a confluência com o Rio das Comissões de Limites de outrora, Barão de Tefé, Thaumaturgo de
Breu (9°24’45,07”S / 72°42’59,66”O) até sua foz no Solimões Azevedo, Cunha Gomes e tantos outros conseguido cumprir sua missão
(2°37’53,06”S / 65°45’16,94”O), além de percorrer o curso de alguns se precisassem realizar licitações para comprar ou consertar seus equi-
dos seus principais tributários. Seguirá a rota da Comissão Mista pamentos e embarcações ou adquirir gêneros para sua tropa? Teria nosso
Brasileiro-peruana de Reconhecimento do Rio Juruá, comandada pelo grande Marechal da Paz – Candido Mariano da Silva Rondon – conse-
então Coronel Belarmino Mendonça, em 1905, que fez um reconheci- guido implantar milhares de quilômetros de linhas telegráficas se estives-
mento hidrográfico detalhado desde a sua foz no Solimões até à foz do se sujeito à lei das licitações? Como aperfeiçoar a cartografia atual sem
Breu e daí para cima um levantamento expedito do Alto Juruá. perambular pelos ermos sem fim onde não se usa a tal da Nota Fiscal?
O grande objectivo é realizar um minucioso reconhecimento, no Alguns desavisados sustentam que a tecnologia substituirá defini-
período de 01Dez12 a 31Dez13, ao longo do Rio Juruá e de alguns de tivamente o trabalho de campo. Ledo engano, a nomenclatura e a loca-
seus afluentes, para atualização de dados, informações e levantamentos lização exata dos acidentes naturais e das povoações precisam ser
de área. Os trabalhos da equipe visam actualizar e corrigir informações confirmadas “in loco”. Encontrei, nas minhas longas jornadas fluviais,
de cartas e mapas, corrigir nomenclatura de acidentes naturais, levantar comunidades a mais de doze quilômetros do local marcado nos mapas
necessidades de aeródromos e portos hidroviários, verificar as condições do IBGE e DNIT. Aos céticos eu convido a verificar pessoalmente a ci-
de navegabilidade da hidrovia no período considerado e ao longo do dade de Tamaniquá, margem direita do Solimões, sete quilômetros a
ano, e levantar as necessidades dos Distritos e Municípios quanto à jusante da Foz do Rio Juruá que nos mapas está representada a mon-
saúde, segurança e educação. Durante o percurso, será realizado um tante da dita boca ou ainda a denominação do Rio Jaquirana como
estudo sobre os principais eventos históricos que marcaram a região, Javari. Vide: http://www.correaneto.com.br/site/espaco/32207
particularmente aqueles que tiveram a participação de militares. Por isso nossos mapas institucionais apresentam tantas falhas.
Para cumprir essa memorável missão, o Coronel Hiram contou com Como aperfeiçoá-los se não se consegue equacionar estes intermináveis
o irrestrito apoio do Departamento de Educação e Cultura do Exército problemas burocráticos. Uma equipe pequena com equipamentos rela-
(DECEX) e do Comando Militar da Amazônia (CMA), ficando à dispo- tivamente simples pode corrigir esses erros, percorrendo trilhas e rios
e entrevistando a população local, mas parece que ao governo só inte-
sição deste último pelo período de um ano. ressam projetos de alto custo desde que possam justificar seus gastos
A equipe é composta pelo Coronel Eng Hiram Reis e Silva (Chefe) dentro das normas legais”.
– do CMPA , pelo Coronel Inf Ivan Carlos Gindri Angonese (no trecho No entanto, após ter navegado
Foz do Breu – Cruzeiro do Sul) – do CMPA, e pelos Soldados Mário em um caiaque mais de 5.000
Elder Guimarães Marinho e Marçal Washington Barbosa Santos – quilômetros pelos rios Solimões,
ambos do 8° Batalhão de Engenharia de Construção (8º BECnst), sob Amazonas, Negro e Madeira em
a coordenação do CMA. suas aventuras anteriores, as difi-
Apesar do inestimável apoio Exército em meios e pessoal, o pro- culdades de agora em nada minam
metido suporte financeiro do Departamento Nacional de Infraestrutura a férrea vontade do Coronel Hiram,
de Transportes (DNIT) em ajuda de custo e diárias não se concretizou que se mantém com o moral ele-
– e isso a Expedição só soube quando já estava na Amazônia e tinha vado e disposto a superar todos os
adquirido diversos equipamentos necessários. obstáculos para cumprir a missão Coronel Hiram Reis e Silva
Com isso, a missão será cumprida, mas somente com apoio nos a que se propôs desde 2007: divul-
meios do Exército, bem como pela gentileza eventual dos destacamen- gar a Amazônia e contribuir para que ela se torne, cada vez mais, um
tos da Polícia Militar e da população ribeirinha. As inevitáveis deman- chão de brasileiros para brasileiros.
das financeiras – e não são poucas – serão custeadas pelo salário dos O Coronel Angonese, também um expert na Amazónia, onde serviu
navegantes. Este fato impedirá, por exemplo, a publicação de um livro por longo tempo, está colaborando na missão durante seu período de
ao final da missão e a aquisição de modernos equipamentos electróni- férias, cumprindo, em outro caiaque, o trecho Foz do Breu – Cruzeiro
cos que em muito facilitariam os trabalhos, além de dificultar necessi- do Sul.
dades comuns como: manutenção dos materiais e equipamentos, ali- A Expedição está sendo divulgada pela comunicação social da região,
mentação, hospedagens e eventual apoio de Saúde. Assim, a Expedição, sendo possível acompanhá-la pela página no Facebook Desafiando
que teve um planeamento na faixa do “difícil, mas suportável”, passou o Rio-mar: Descendo Rio Juruá, e no blog desafiandooriomar.
à faixa do “muito difícil e espartano”. blogspot.com.
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