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INsTITuTO DOs PuPILOs DO EXÉRCITO
com frequência acessível aos dois géneros (com género me o dever de apresentar, em simultâneo, medidas
feminino apenas em regime externo para evitar encargos de racionalidade económico-financeira que garantam
na adaptação de instalações requeridos pela coexistência a continuidade e a sustentabilidade desse mesmo projec-
de internato nos dois géneros),… to.
… …
Relativamente ao ensino secundário a oferta seria fixa- Deve referir-se que a apresentação de um conjunto de
da em ciclos de formação que garantisse dupla certificação medidas objectivas de racionalização economico-financei-
– completamento do ciclo de estudos do ensino secundá- ra teve em consideração que anteriormente foram feitos
rio e certificação de aptidão profissional do nível IV. alguns contactos com a direcção do IPE e com outras
Na vertente técnico profissional essa oferta deverá entidades igualmente relevantes.
repartir-se com pelo menos uma opção em cada uma das (De entre outras, medidas)
seguintes áreas: Contabilidade e Administração, Tecnologias – Considerar a implementação de medidas tendentes
de Informação e Comunicação (Hardware), Mecatrónica à racionalização do serviço docente;
e Telecomunicações.
… – Proceder à avaliação criteriosa da distribuição de
A oferta formativa principal seria completada com actividades pelos espaços disponíveis nas primeira e
Cursos de Especialização Tecnológica, nas áreas tecnoló- segunda Secções, no sentido de reduzir os encargos
gicas referidas anteriormente, seguindo as normas nacionais acrescidos e os tempos improdutivos;
fixadas para os CET – Definição duma política de propinas relativas aos
alunos regulares (estudos, actividades complementa-
3. Plano formativo complementar res e internato) e, caso aplicável de preços de outro
As características do IPE, a localização e as capacidades tipo de formação que venha a ser ministrada no IPE,
técnico-pedagógicas instaladas, permitem considerar outros onde as eventuais comparticipações deverão ser
ciclos de formação e outras actividades formativas, afir- imputadas aos respectivos “centros de proveitos” a
mando-se como um Centro de Formação Militar e Tec- criar e rigorosamente contratualizadas com as diver-
nológico com serviços a prestar às Forças Armadas, em sas entidades, nomeadamente:
particular ao Exército, e ao tecido empresarial nacional,
em moldes a desenvolver. • Reapreciação rigorosa dos quadros orgânicos
… de militares, docentes e de funcionários civis não
docentes, face às novas medidas de conten-
4. Levantamento preliminar das áreas potenciais de ção financeira a adoptar, por forma a assegurar,
recrutamento de alunos apenas, a correcta execução do projecto educati-
… vo e o adequado enquadramento interno dos
O IPE pelas suas características de Escola com forte alunos.
pendor educativo, isto é, aliando o ensino escolar puro a • Preparação profissional de instrumento para publi-
uma componente educacional forte nos domínios dos citação das condições de candidatura à admissão
valores cívicos e éticos e no desenvolvimento psico-físico, aos EME e sua divulgação pelos públicos-alvo,
assume-se como estabelecimento único no panorama es- aproveitando também os canais institucionais de
colar nacional. informação interna dos Ramos/FA, Forças e Ser-
… viços de Segurança, Ministérios, PALOP e repre-
As áreas de recrutamento originalmente orientadas sentações diplomáticas em países com significativa
para o apoio à família militar e para a alimentação dos presença de emigrantes portugueses.
quadros das Forças Armadas, evoluíram naturalmente e
devem estar hoje alinhadas com as realidades nacionais, 6. O Documento, foi já enviado às seguintes Entida-
com as expectativas dos cidadãos nacionais que por razões des:
profissionais estão temporariamente expatriados e, igual- Exmos. Senhores Presidente da República – Cmdt.
mente como apoio à política de cooperação desenvolvida Supremo das Forças Armadas; Ministro da Defesa Nacio-
pelo Estado Português. nal; Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros;
Ministro da Educação e Ciência; Ministro da Adminis-
5. Medidas complementares de racionalização econó- tração Interna e Ministro da Solidariedade e Segurança
mico-financeira, visando a sustentabilidade do Social.
projecto educativo do IPE.
A APE, ao apresentar um contributo para o desen-
volvimento dum projecto educativo para o IPE, assu- APE – Maio2012
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