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associação dos PuPilos do exército






          permitido defender, exaustiva e intransigentemente, os inte-  O Major Piloto Aviador Pedro Miguel Oliveira Bernardino
          resses da Força Aérea,nomeadamente, no âmbito da verifica-  nasceu, na cidade do Porto em 1973.
          ção e da exigência de cumprimento dos requisitos operacionais   Filho de Oficial do Exército Português ingressou no IMPE,
          contratualmente estabelecidos.                      com 10 anos, onde lhe foi atribuído o número 387. Pertenceu
            A sua participação e envolvimento nas discussões perma-  desde muito cedo à Classe Especial de Ginástica, tendo repre-
          nentes  com  a  empresa  fornecedora  das  aeronaves,desde  as   sentado por inúmeras vezes o Instituto nos diversos saraus, sendo
          reuniões iniciais para discussão e acerto das configurações,   de destacar a Gimnastrada 91, na Alemanha.
          até à fase de qualificação dos sistemas específicos da versão   No campo académico formou-se na AFA (Academia da For-
          portuguesa e, mais recentemente, durante a fase de aceitação   ça Aérea) no Curso Superior de Ciências Militares e Aeronáuticas
          da primeira aeronave,evidenciaram uma notável capacidade   e possui Pós-graduação em Assuntos da Paz e da Guerra minis-
          de argumentação técnica e operacional, que se revelou deter-  trado pela UAL (Universidade Autónoma de Lisboa).
          minante para garantir a capacidade esperada e exigida dos   Em 1991, trocou o Curso de Máquinas do IPE pelo de Pilo-
          sistemas que equipam a frota C-295 M.               to Aviador na Academia da Força Aérea, recebendo as “asas” em
            Oficial extremamente exigente consigo próprio, dotado de   1996. Um ano depois escolheu (primeiro no Curso Complemen-
          forte personalidade, tem defendido de forma firme e segura   tar de Multimotores) a Base das Lajes, Açores, como sua primei-
          as opções que, no seu entender, melhor salvaguardam os in-  ra colocação. Foi nas ilhas açorianas que assumiu pela primeira a
          teresses da Força Aérea, seja na área dos requisitos opera-  função de Piloto Comandante, na aeronave C212-100 “Aviocar”,
          cionais, seja nas áreas de qualidade ou de controlo de pro-  da Esquadra 711 “Golfinhos”. Entre outras funções foi Chefe da
          cessos,  tendo  merecido  o  reconhecimento  e  apreço  dos  seus   Secção de Busca e Salvamento.
          pares, no seio da Delegação em Sevilha do Grupo de Traba-  Regressou a Sintra para servir na Esquadra 401 “Cientistas”,
          lho C-295M e o respeito e a atenção por parte do pessoal da   sendo rapidamente qualificado em Piloto Comandante nas Aero-
          empresa fornecedora das aeronaves.                  naves C212-100 e C212-300 “Aviocar”. No primeiro ano da sua
            Em reconhecimento das qualidades pessoais e profissionais   nova  colocação,  em  2001,  foi  destacado  para  Inglaterra  como
          expressas e pelo seu desempenho no Grupo de Trabalho para   Oficial  de  Ligação  Português  para  o  MNMCC  (Multinational
          a Aquisição  e  Inserção  do  Sistema  de Armas  C-295M  na   Movement Coordination Center) no âmbito da ISAF (Interna-
          Força Aérea, concedo público Louvor e qualifico de extraor-  tional Security Assistance Force). Nesta Unidade Aérea desem-
          dinários relevantes e distintos os serviços prestados pelo:  penhou funções de Chefe do Planeamento Operacional, Chefe
          MAJ PILAV 099748 L – PEDRO MIGUEL OLIVEIRA          da Secção de Reconhecimento Aéreo (Fotografia Aérea) e Chefe
          BERNARDINO                                          da Secção de Uniformização e Avaliação. Durante a sua perma-
                                                              nência na Base Aérea Nº1 teve oportunidade de ser por diversas
            Endereçamos os nossos parabéns aos Pupilos condeco-
          rados, que abraçamos fraternalmente, fazendo votos que   vezes Chefe de Destacamento Aéreo em Porto Santo e em São
          continuem a materializar no seu dia-a-dia profissional os   Tomé e Príncipe, tendo sob o seu comando cinco militares, uma
          ensinamentos  colhidos  em  S.  Domingos.  Portugal  e  as   aeronave e diverso equipamento de terra.
                                                                Abraçou novo projecto profissional no EMGFA, em 2004,
          Forças Armadas agradecem, a nossa Comunidade aplaude!
                                                              com a missão de contribuir na definição dos Requisitos Opera-
                                                              cionais  para  a  aeronave  que  iria  substituir  o “velhinho”  C212-
                                          Rui Santos Vargas
                                                 1981.0132    Aviocar  (em  serviço  desde  1974).  Desde  então  participou  na
                                                              elaboração do Caderno de Encargos, no Processo de Avaliação e
                                                              Escolha dos concorrentes, nas Discussões Inicias e Finais do Pro-
                                                              jecto. Há três anos e meio mudou-se para Sevilha, no papel de
                                                              Piloto de Testes da Equipa Residente com a função de Acompa-
                                                              nhar a fase de Construção e posteriormente Qualificar e Aceitar
                                                              as novas aeronaves C295M.
                                                                Possui diversos louvores e as seguintes condecorações: Meda-
                                                              lha Militar de Serviços Distintos - Prata e as Medalhas Militares
                                                              de Comportamento Exemplar – Prata e Cobre.
                                                                Actualmente é Oficial de Operações da Esquadra 502 “Ele-
                                                              fantes” (nº2 na hierarquia da Esquadra) em acumulação com as
                                                              funções que desempenha em Sevilha, que no presente não obri-
                                                              gam a uma estadia permanente.
                                                                Casado, pai de uma menina, continua a ter o desporto como
                                                              um das suas paixões, principalmente a Vela e a Equitação.



                                                                                        Boletim da associação dos PuPilos do exército  25
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