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permitido defender, exaustiva e intransigentemente, os inte- O Major Piloto Aviador Pedro Miguel Oliveira Bernardino
resses da Força Aérea,nomeadamente, no âmbito da verifica- nasceu, na cidade do Porto em 1973.
ção e da exigência de cumprimento dos requisitos operacionais Filho de Oficial do Exército Português ingressou no IMPE,
contratualmente estabelecidos. com 10 anos, onde lhe foi atribuído o número 387. Pertenceu
A sua participação e envolvimento nas discussões perma- desde muito cedo à Classe Especial de Ginástica, tendo repre-
nentes com a empresa fornecedora das aeronaves,desde as sentado por inúmeras vezes o Instituto nos diversos saraus, sendo
reuniões iniciais para discussão e acerto das configurações, de destacar a Gimnastrada 91, na Alemanha.
até à fase de qualificação dos sistemas específicos da versão No campo académico formou-se na AFA (Academia da For-
portuguesa e, mais recentemente, durante a fase de aceitação ça Aérea) no Curso Superior de Ciências Militares e Aeronáuticas
da primeira aeronave,evidenciaram uma notável capacidade e possui Pós-graduação em Assuntos da Paz e da Guerra minis-
de argumentação técnica e operacional, que se revelou deter- trado pela UAL (Universidade Autónoma de Lisboa).
minante para garantir a capacidade esperada e exigida dos Em 1991, trocou o Curso de Máquinas do IPE pelo de Pilo-
sistemas que equipam a frota C-295 M. to Aviador na Academia da Força Aérea, recebendo as “asas” em
Oficial extremamente exigente consigo próprio, dotado de 1996. Um ano depois escolheu (primeiro no Curso Complemen-
forte personalidade, tem defendido de forma firme e segura tar de Multimotores) a Base das Lajes, Açores, como sua primei-
as opções que, no seu entender, melhor salvaguardam os in- ra colocação. Foi nas ilhas açorianas que assumiu pela primeira a
teresses da Força Aérea, seja na área dos requisitos opera- função de Piloto Comandante, na aeronave C212-100 “Aviocar”,
cionais, seja nas áreas de qualidade ou de controlo de pro- da Esquadra 711 “Golfinhos”. Entre outras funções foi Chefe da
cessos, tendo merecido o reconhecimento e apreço dos seus Secção de Busca e Salvamento.
pares, no seio da Delegação em Sevilha do Grupo de Traba- Regressou a Sintra para servir na Esquadra 401 “Cientistas”,
lho C-295M e o respeito e a atenção por parte do pessoal da sendo rapidamente qualificado em Piloto Comandante nas Aero-
empresa fornecedora das aeronaves. naves C212-100 e C212-300 “Aviocar”. No primeiro ano da sua
Em reconhecimento das qualidades pessoais e profissionais nova colocação, em 2001, foi destacado para Inglaterra como
expressas e pelo seu desempenho no Grupo de Trabalho para Oficial de Ligação Português para o MNMCC (Multinational
a Aquisição e Inserção do Sistema de Armas C-295M na Movement Coordination Center) no âmbito da ISAF (Interna-
Força Aérea, concedo público Louvor e qualifico de extraor- tional Security Assistance Force). Nesta Unidade Aérea desem-
dinários relevantes e distintos os serviços prestados pelo: penhou funções de Chefe do Planeamento Operacional, Chefe
MAJ PILAV 099748 L – PEDRO MIGUEL OLIVEIRA da Secção de Reconhecimento Aéreo (Fotografia Aérea) e Chefe
BERNARDINO da Secção de Uniformização e Avaliação. Durante a sua perma-
nência na Base Aérea Nº1 teve oportunidade de ser por diversas
Endereçamos os nossos parabéns aos Pupilos condeco-
rados, que abraçamos fraternalmente, fazendo votos que vezes Chefe de Destacamento Aéreo em Porto Santo e em São
continuem a materializar no seu dia-a-dia profissional os Tomé e Príncipe, tendo sob o seu comando cinco militares, uma
ensinamentos colhidos em S. Domingos. Portugal e as aeronave e diverso equipamento de terra.
Abraçou novo projecto profissional no EMGFA, em 2004,
Forças Armadas agradecem, a nossa Comunidade aplaude!
com a missão de contribuir na definição dos Requisitos Opera-
cionais para a aeronave que iria substituir o “velhinho” C212-
Rui Santos Vargas
1981.0132 Aviocar (em serviço desde 1974). Desde então participou na
elaboração do Caderno de Encargos, no Processo de Avaliação e
Escolha dos concorrentes, nas Discussões Inicias e Finais do Pro-
jecto. Há três anos e meio mudou-se para Sevilha, no papel de
Piloto de Testes da Equipa Residente com a função de Acompa-
nhar a fase de Construção e posteriormente Qualificar e Aceitar
as novas aeronaves C295M.
Possui diversos louvores e as seguintes condecorações: Meda-
lha Militar de Serviços Distintos - Prata e as Medalhas Militares
de Comportamento Exemplar – Prata e Cobre.
Actualmente é Oficial de Operações da Esquadra 502 “Ele-
fantes” (nº2 na hierarquia da Esquadra) em acumulação com as
funções que desempenha em Sevilha, que no presente não obri-
gam a uma estadia permanente.
Casado, pai de uma menina, continua a ter o desporto como
um das suas paixões, principalmente a Vela e a Equitação.
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