Page 6 - Anexo do Boletim 273 da APE
P. 6

 4
  INTERVENÇÃO DO MINISTRO DA DEFESA NACIONAL, NUNO MELO, POR OCASIÃO DO 113o ANIVERSÁRIO
DO INSTITUTO DOS PUPILOS DO EXÉRCITO.
É com elevada satisfação que presido à cerimónia do aniversário do Instituto dos Pupilos do Exército. Hoje comemoramos o 113o (centésimo décimo terceiro) aniversário deste instituto que é uma referência no ensino militar. Ao longo da sua história centenária, tem sido um bastião de educação de qualidade, moldando líderes exemplares em Portugal. Esta longevidade respeita o Legado Histórico, materializado na educação e ensino de milhares de cidadãos.
Estar aqui é uma honra e um privilégio. Uma Honra, por poder presidir a esta cerimónia cheia de significado. Um privilégio, por poder testemunhar a qualidade de ensino, basea- do na matriz militar e um privilégio pela oportunidade de confraternizar com os alunos e alunas, bem como com as vossas famílias. Muito obrigado!
Em 1911, foi decidido pelo então Ministro da Guerra, General António Xavier Correia Bar- reto, a criação do􏰀“Instituto Profissional dos Pupilos do Exército de Terra e Mar”. Ao lon- go dos seus anos de vida, este instituto desenvolveu e adaptou os programas de estudo, acompanhando a evolução geral do ensino em Portugal, sendo hoje um exemplo de prestígio e de credibilidade, comprovados pelas diversas condecorações e distinções recebidas.
Na pessoa do Diretor do Instituto, Coronel Serra Patrício, exorto-vos a continuar com es- ta nobre missão de educar e ensinar. Neste contexto, é de todo relevante uma palavra de apreço e de gratidão ao corpo docente – nos professores depositamos a confiança para um ensino de excelência. Permitam-me também uma palavra para os encarregados de educação.
Como pai, bem sei da importância da ligação e coordenação que é necessária entre a escola e os encarregados de educação. Agradeço-vos por confiarem no Instituto dos Pu- pilos do Exército e contamos convosco.
Tenho consciência dos vários desafios, a nível do acompanhamento da evolução do en- sino e das novas tecnologias, a nível da melhoria da infraestrutura, na área das condi- ções de habitabilidade e de ensino, tão importantes para o desenvolvimento de um bom ambiente de estudo, fundamental para os nossos alunos e alunas.
Os desafios dão-nos alento para, com ambição, continuarmos a procurar soluções. Por ocasião da minha visita oficial ao Exército, no passado dia 13 de maio, dizia-me o Chefe do Estado-Maior do Exército, General Mendes Ferrão, que o Exército é muito mais do que os Elementos da Componente Operacional do Sistema de Forças. Neste caso concreto, o pilar do ensino está muito bem identificado ao nível estratégico do Comando do Exérci- to.

























































































   4   5   6   7   8