Page 23 - Boletim 273 da APE
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BOLETIM 273 | ANO 78 21 ABRIL A JUNHO DE 2024
ROBÓTICA
NO IPE
À conversa com o Professor Sargento-Ajudante João Freitas
Como surge a Robótica no IPE?
A Atividade Complemento Curricular (ACC) de Robótica Avançada surge na sequência da ACC Programação e Robótica ministrada no 5.° e 6.° ano onde os alunos tomam contato com diversas realidades tecnológicas. Uma delas é a informática. E no âmbito da informática, existe um primeiro contato com a Robótica, com uma componente lúdica, mas também com uma iniciação à programação, montagem de componentes por encaixe, etc.
Tem tido a adesão dos alunos?
Sim. Uma grande adesão. Temos de escolher pois não há capacidade para aceitar todos os interessados, já que é uma atividade que obriga à transmissão gradual de conhecimentos teóricos de programação, de eletricidade, de aquisição e treino de algumas habilidades manuais como soldadura, por exemplo. Há um acompanhamento personalizado o que limita o número de alunos que podemos aceitar.
Programar, é uma palavra que mete respeito! Como se começa?
Iniciamos a Robótica com os Robots MINDSTORMS EV3 da Lego.
A programação é feita por blocos. Usamos diagramas de blocos. Os alunos vão começando por tarefas simples e a pouco e pouco vão passando a tarefas mais complexas. Numa fase posterior, 7.o, 8.o e 9.o a programação é feita em C++.
Nas competições da RoboParty, em que temos estado presentes, usamos, por ser obrigatório
os robots Bot'n Roll . São robots muito versáteis, que permitem participar nas principais provas nacionais e internacionais.
Como funcionam as RoboPartys?
Para tornar a competição justa, os robots são todos iguais e podem ser equipados todos com os mesmos acessórios. Cada equipa escolhe os acessórios que julga mais adequados à missão que deve levar a cabo. É aqui que começa a diferenciação e depois na programação.
É uma ocasião para porem em prática os conhecimentos aprendidos?
Sim. Este ano, em Guimarães, tivemos duas equipas, uma com três alunas e outra com três alunos. É uma competição que requer o emprego de tudo o que se aprendeu em aula. Montagem de componentes, soldadura, etc. “A prova final, dança, apela à criatividade dos alunos e ao domínio dos diversos materiais. Há que montar uma estrutura em cima do robot para a dança ser visualmente apelativa.