Page 21 - Boletim 273 da APE
P. 21
PEDDY-PAPPER PEDAGÓGICO
57 alunos do 8.o ano mergulharam nas ruas do centro histórico da capital portuguesa.
Foi no mês de abril que, como parte de uma atividade de Peddy-Papper, estes alunos enfrentaram o desafio de resolver uma série de questões através da aplicação ActionBound, começando com a digitalização de um código QR na praça Marquês de Pombal, o ponto de partida.
O percurso guiou os alunos por diversos pontos emblemáticos, desde a Avenida da Liberdade até a Praça dos Restauradores, o Rossio, o Chiado, a Praça do Comércio, a Sé, o Miradouro das Portas do Sol, o Carmo, e culminou junto ao parlamento.
Toda a atividade foi realizada a pé, com o uso do metropolitano apenas para deslocamento entre o IPE, o centro histórico e o IPE.
AJUDAR E PERCEBER O MAR
Consolidando conhecimentos e vivenciando novas experiências, no dia 24 de abril, os alunos do 6.o ano, cumpriram serviço de voluntariado no Banco Alimentar Contra a Fome e passearam no velho galeão “Estou para ver”, junto a Cascais. Culminando a atividade, visitaram o Museu do Mar Rei Dom Carlos.
BOLETIM 273 | ANO 78 19 ABRIL A JUNHO DE 2024
CANGURU MATEMÁTICO
Em abril, os nossos alunos do Ensino Básico e Secundário participaram no campeonato nacional do Canguru Matemático.
Esta atividade realizada em mais de 86 países e com a participação de mais de seis milhões de alunos, tem como objetivos, para além de estimular o gosto e o estudo pela Matemática, a diversão na resolução de questões matemáticas e perceber que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora.
O nosso Instituto participou com mais de 70 alunos em quatro categorias (Escolar, Benjamim, Cadete e Júnior).
O IPE NA ROBOPARTY
O IPE participou na edição da RoboParty, que decorreu em março, em Guimarães.
Este é o maior evento de robótica educacional do mundo, reunindo 120 equipas de quatro elementos.
Durante três dias e duas noites, construíram robôs móveis autónomos e os colocaram à prova em quatro desafios: Race of Champions, Prova de Obstáculos, Fun Challenge e Dança.
Os alunos que frequentam a Atividade de Complemento Curricular de Robótica Avançada, inserida no Projeto Educativo deste Instituto, estiveram presentes e superaram os desafios, colocando em prática os conhecimentos adquiridos.