Page 28 - Boletim 267 da APE
P. 28
NOTÍCIAS DO IPE
BOLETIM APE | OUT/DEZ 2022
1o dezembro
Uma delegação de 4 alunos do IPE esteve presente nas comemorações da restauração da independência e homenagem aos heróis da restauração que ocorreram na Praça dos Restauradores, em Lisboa.
As comemorações iniciaram-se com o hastear da bandeira nacional e bandeira da restauração ao som do hino nacional e do hino da restauração, respetivamente, executados pela Banda da Armada e entoados pelo Coro Juvenis da Casa Pia de Lisboa e por todos os presentes, incluindo os destacamentos de escolta militar e das forças de segurança em formatura, em representação dos diversos ramos e instituições de ensino.
Os alunos do IPE depositaram uma coroa de flores junto ao Monumento aos Restauradores.
Jornadas da Juventude 2023 – Receção dos
símbolos
Lição Inaugural da Abertura Solene 22/23
Exmo. Senhor Tenente-General Rui Davide Guerra Pereira, Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército,
Exmos. Senhores Oficiais Generais,
Ilustres convidados,
Cara comunidade educativa do Instituto dos Pupilos do
Exército,
Quando me convidaram para fazer esta lição inaugural e
tive de pensar no tema para apresentar, procurei inspiração numa das minhas grandes paixões: os meus alunos. E é a vocês que dedico, de coração, estas minhas palavras. Aos alunos que tive, aos que tenho e aos que terei. Recordo-me bem de alguns de vocês nos últimos anos que, com a vossa curiosidade natural e rebeldia inocente, me questionavam constantemente nas aulas: “mas para que é que isto serve? Para que serve a matemática?”. Em tom de brincadeira, respondia-vos sempre que quanto mais não seja, serve para tirarem positiva no final do ano letivo e concluía dizendo que tudo é matemática. Ficávamos por aqui, mas hoje tenho, finalmente, a oportunidade de vos mostrar que a matemática é muito mais que números, fórmulas e pensamentos. Contrariamente ao que seria esperado não falarei da fórmula resolvente, nem do pi, e muito menos do fascinante número de ouro ou de Fibonacci (deixo isso para as nossas aulas).
Na realidade vocês colocavam-me apenas a pergunta errada. Antes de perceber para que serve a matemática, temos de interiorizar sobre o que ela é. Só nos podemos fascinar com a matemática quando a conhecemos verdadeiramente.
No dia 11 de dezembro ocorreu na Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Igreja da Força Aérea) a Solene Concelebração presidida por Sua Excelência Reverendíssima, Sr. D. Rui Valério, Bispo das Forças Armadas e de Segurança, com a presença dos Símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude. a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.
O IPE esteve representado com um grupo de alunos.
No dia 12 de dezembro o IPE recebeu os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude 2023 (JMJ23).
De referir que as Jornadas da Juventude ocorrerão de 1 a 6 de agosto, em Lisboa.
A cerimónia, que decorreu na Igreja Nossa Senhora do Rosário, foi presidida pelo Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, Dom Rui Valério e contou com a presença do Diretor do IPE Coronel João Carlos Sobral dos Santos.
Missa de Natal e comemorações natalícias
Como tem vindo a ser habitual, o IPE e toda a co- munidade pilónica demonstraram a sua capacidade de partilhar, com uma Campanha de Natal a favor das Irmãzinhas dos Pobres de Campolide e da Casa de Aco- lhimento Madre Teresa de Saldanha (Instituição “por- ta com porta” ao IPE) e recolheu durante o mês de de- zembro vários bens que foram entregues nas referidas Instituições.
No dia 19 de dezembro, decorreu a missa de Natal, na Igreja da N. Senhora do Rosário, presidida pelo Cape- lão Licínio Silva e abrilhantada pelo coro do IPE e após a qual se inaugurou a exposição “Um Conto de Natal” no Museu do IPE.
Foto de Pedro Charavilha Baldo
Foto de Pedro Charavilha Baldo
26