Page 24 - Boletim 267 da APE
P. 24
EM FOCO APE
BOLETIM APE | OUT/DEZ 2022
Homenagem a José Jorge Pereira no Campo Pequeno
No passado dia 8 de Se- tembro, data do encerramen- to da temporada taurina em Lisboa, a empresa, Ovação e Palmas, que gere a praça lisboeta, praça de touros do Campo Pequeno, tomou a ini- ciativa de distinguir ‘personali- dades que marcam ou marca- ram a diferença na defesa da tauromaquia e nos valores da amizade e honra’.
José Jorge Pereira, Zeca
Pereira, ou mais pilonicamen-
te o ‘Ervilhaca’ (19510224) foi um dos homenageados.
O percurso taurino do José Jorge Pereira pode-se dividir em duas fases: a primeira, activa, na qual, entre 1961 e 1970, integrou os Grupos de Forcados de Montemor-o-Novo, de Lisboa e de Santarém; a segunda, passiva, marcando presen- ça assídua ao longo das temporadas em tudo o que era praça de touros em Portugal, em Espanha, em França e na América taurina. Foi, e continua a ser, um personagem constante do, como na gíria se conhece, ‘mudillo taurino’.
Possuidor de um invejável e interessante espólio taurino, expostos e disponíveis em espaços próprios nas suas residências de Paço d’Arcos e de São Manços, era aí que com frequência promovia encontros onde se rodeava de amigos aficionados às mesmas lides (e não só aficionados), em que para além do convívio se marcava a defesa da Festa de Touros.
Parabéns, Jorge.
David Franco Leandro | 19600225 Luís Alves Fraga (19540282)
No dia 26 de outubro, a Direção de História e Cultura Mili- tar (DHCM) do Exército Português abriu as portas do Palácio dos Marqueses do Lavradio, no Campo de Santa Clara, para uma sessão solene da AAHIMTB – Academias de História Militar Terreste do Brasil do Rio de Janeiro - Delegação de Portugal. A referida sessão teve o objetivo de comemorar o Bicentenário da Inde-
pendência do Brasil.
Nesta cerimónia o AA
Luís Alves de Fraga
(19540282) foi em-
possado como Aca-
dêmico Titular, ocu-
pando a cadeira no12
- Marechal Estevão
Leitão de Carvalho.
Esteve também presente na cerimónia o AA Rui Santos Var- gas(19810132),DelegadodaAHITMB/Rio,emPortugal.ORui Vargas pronunciou palavras de acolhimento aos novos mem- bros, destacando o trabalho desenvolvido pela AHIMTB em prol da memória e
da História Militar do Brasil e de Por- tugal. No decorrer da cerimónia o Luís Fraga proferiu al- gumas palavras em homenagem ao pa- trono de sua cadei- ra e realizou uma breve apresenta- ção sobre “Roose- velt e Vargas na 2a Guerra Mundial: a problemática Aço- riana”.
Marco Fortunato Arrifes (19770348)
No dia 9 de novembro o AA Doutor Marco Fortunato Arrifes (19770348) recebeu o Prémio Defesa Nacional 2021 da Comissão Portuguesa de História Militar. A cerimónia solene de entrega do Prémio, que decorreu no âmbito do XXXI Colóquio de História Militar no Palácio da Independência em Lisboa, foi presidida pela Ministra da Defesa Nacional Prof. Doutora Helena Carreiras e na qual assistiram diversas entidades nacionais e brasileiras, sendo de destacar o AA General José Nunes da Fonseca (19710076), Chefe de Estado-Maior do Exército.
O Prémio Defesa Nacional 2021 foi entregue ao Doutor Marco Fortunato Arrifes, pelo trabalho intitulado “As operações militares de imposição de ordem colonial em Angola (1885-1915) e a teoria geral de comando holístico da guerra”. Este trabalho resulta da sua tese de doutoramento, com o mesmo título, que defendeu a 27 de setembro de 2021 no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
Este prémio é atribuido desde 1990, sendo parte inte- grante das atividades da Comissão Portuguesa de História Militar e constitui um património particularmente valioso da Defesa Nacional. Desde 1990 foram já distinguidas 67 obras, sendo de destacar que o AA Coronel Luís Alves de Fraga (19540282) tam-
bém recebeu este prémio, em 2010, com o trabalho “Do Intervencionis- mo ao Sidonismo: os dois segmentos da política de guer- ra na 1a. República (1916-1918)”.
PILÕES EM DESTAQUE
Nota de Editor: Informamos que o Boletim da APE e em particular esta página se rege por uma prática equitativa. Este espaço dedica-se a todos os AA’s que de alguma forma sejam distinguidos ou se tenham distinguido na sua vida profissional e/ou pessoal. No entanto, considerando a dimensão da equipa editorial, os sistemas de informação que temos (que passa muito pelas redes sociais), corremos o risco de haver sempre AA’s que não tenham o digno registo nesta rúbrica. Assim, pedimos a todos que contribuam com essas informações e nos façam chegar as mesmas, enviando-as para boletim@ape.pt.
Foto de Defesa Nacional
22