Page 18 - Boletim 267 da APE
P. 18

 EM FOCO APE
BOLETIM APE | OUT/DEZ 2022
  Palestra “O Regente D. Pedro e o Caminho para o Ipiranga”
Em mais uma iniciativa do Rui Santos Vargas (19810132), que trouxe até à sede da APE, no dia 22 de setembro, o Sr. Coronel Hermes Mena Gonçalves, Oficial de Ligação do Exército brasileiro na Área Cultural e Doutrina, junto ao Exército português, tivemos oportunidade de assistir a uma muito bem ilustrada e explicada descrição do percurso do Imperador D. Pedro do Brasil desde o Rio de Janeiro até ao Estado de São Paulo onde, nas margens do Rio Ipiranga, a 7 de setembro de 1822, foi lançado o famoso grito “Independência ou morte”.
A assistência, em bom número, manifestou-se muito interessada e participativa nas questões que colocou e na forma como também partilhou conhecimentos sobre a história comum dos dois países, Portugal e Brasil.
Audiência com o Vice-Chefe do Estado Maior do Exército
Em audiência solicita- da pela Direção da APE, foram recebidos no dia 27 de setembro, pelo Vice- -Chefe do Estado Maior do Exército, General Guerra Pereira, o Presidente da Direção Fernando Baptista Pires (19550275) e o Vice- -Presidente Ernâni Valoura Balsa (19600300).
Tratou-se de uma visita de cortesia, em fim de mandato dos atuais órgãos sociais da APE, que permitiu saber quais os objetivos e preocupações do mais alto responsável pelos estabelecimentos militares de ensino não superior.
Seguros de que o que nos foi transmitido é uma constatação do acompanhamento e atenção para com o
momento atual do Instituto, ficámos com o sentimento de que as nossas preocupações são realidades a que a tutela está atenta.
Os Pilões de 1952 comemoram 70 anos de entrada no Pilão
Tendo como organizador o Eduardo Rosado Guerreiro (19520374), no dia 1 de outubro, 9 pilões de 1952 comemoraram os 70 anos de ingresso no IPE.
O encontro, por volta do meio-dia, na 1a secção, levou- os a visitar as instalações, conviver, recordar e comemorar a data com o descerramento de uma placa que regista o momento e traduz a homenagem que todos nós, nestas iniciativas, prestamos ao nosso Instituto.
O almoço realizou-se num restaurante na estrada de Benfica, esse também um património histórico da nossa vivência na zona de São Domingos de Benfica a caminho do qual, atravessando a travessa com o mesmo nome, visitaram o local de implantação da recentemente inaugurada “Estátua ao Pupilo do Exército”.
Debate na APE, “Para que serve a PASC”?
Na tarde do dia 19 de outubro, esteve connosco o Presi- dente da Direção da PASC, Professor Renato Epifânio, que acedeu ao nosso convite para falarmos sobre a PASC (Plata- forma de Associações da Sociedade Civil – Casa da Cidadania) sobre a importância da APE na sua fundação e sobre a parti- cipação de associados nos órgãos sociais e no conselho de representantes.
De lamentar a fraca presença, principalmente de quem poderia ver esclarecidas questões que fossem colocadas.
De realçar e agradecer a presença de dois membros da Direção da PASC, o Presidente Renato Epifânio e o Vogal Luís Vidigal.
Ficou patente a disponibilidade, para a realização e divulgação de eventos desta organização, nas instalações da APE.
      16















































































   16   17   18   19   20