Page 41 - Boletim numero 261 da APE
P. 41
BOLETIM APE | ABR/JUN 2021
EVOCAÇÕES
Mantenho saudades por nunca mais ter sabido dessas quatro raparigas bem formadas, elas sim, inegavelmente valiosas, a quem manifesto a minha gratidão e dedico a mi- nha elevada consideração.
Nota:
Nesse mês de Junho de 1971, estava próximo de termi- nar a parte escolar do Curso de Electrotecnia e Máquinas, como aluno finalista. No último trimestre desse ano e no primeiro trimestre do ano seguinte, cumpriria os dois está- gios em empresas necessários à validação do curso e à en- trada no mundo do trabalho.
A pena de expulsão interromperia tudo isso e daí que uma imensa preocupação se tivesse alojado no meu íntimo. Algum tempo antes, tinha visto um filme estrangeiro na Televisão, em que uma pessoa, em grande sofrimento, se dirigira a uma igreja e abrira à sorte uma Bíblia, tendo nela
encontrado o sossego para o seu problema.
Dirigi-me então à nossa capela, peguei num dos missais
espalhados pelos bancos, recolhi-me em oração, fechei os olhos, abri o missal entre duas páginas ao acaso e levei-as imediatamente aos olhos. No meio de muitas linhas e pala- vras, li apenas, com todas as letras de que ainda me lembro, a seguinte frase: “Os meus desígnios são de paz e não de castigo.” E correram-me as lágrimas.
Assim se cumpriu. Terminei o curso, realizei os estágios, passei na sequência ao quadro de uma grande empresa do Estado e nela me reformei há muitos anos, tal como era mi- nha intenção e prática corrente na altura: começar e termi- nar na mesma empresa.
Constou-me que, no acto de denúncia, a Directora das raparigas pedira para não sermos expulsos, o que mere- ceu a concordância do nosso Director e de quem o coadju- vou nessa decisão. Por isso, fiquei grato a todos esses inter- venientes.
Através de pesquisas na Internet busquei em vão aquela frase. O mais parecido que consegui encontrar está incluído no meio das seguintes passagens:
– “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de vos fazer prosperar e não de vos causar dano, planos de vos dar esperança e um futuro.” (Jeremias 29:11)
– “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vos- so respeito, diz o Senhor: pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29:11)
Pelo que presumo, terei lido uma das várias traduções.
Aquela frase, tão simples, mas tão categórica, já respon- dia completamente à questão que formulara. Passados 50 anos, descobri que as frases que a envolviam se revelavam, além de relacionadas comigo, ainda mais abrangentes.
SABIAS QUE...
Sabias que que a partir de dia 1 de julho todas as compras feitas fora da comunidade, de qual- quer valor, estão sujeitas ao pagamento de IVA? Caso o exportador tenha número IOSS cobra o IVA no momento da compra, caso não tenha, o IVA é pago à entrada na UE. Esta alteração é sobretudo importante nas compras até 22 Euros que até à data não estavam sujeitas a IVA na entrada.
Sabias que podes sair de casa sem a carteira? Através da app id.gov.pt, podes guardar o Cartão de Cidadão, a Carta de Condução e o Cartão da ADSE no teu smartphone, para consulta, partilha e identificação perante terceiros.
Sabias que se estiveres à procura de algo, de- ves olhar da direita para a esquerda? Por estarmos acostumados a ler da esquerda para a direita é mais fácil as coisas passarem despercebidas, assim devemos olhar da direita para esquerda.
Sabias que a Ilha de Socotra (situada no Ocea- no Indico) é conhecida como “o lugar mais estra- nho da Terra”? A ilha é tão isolada que, por lá vivem espécies que não são encontradas em nenhum outro lugar do planeta.
Sabias que o cheiro da terra molhada se cha- ma “petricor”? O termo "petricor" foi criado em 1964 por geólogos australianos. O aroma a “petri- cor”, característico nos dias com tempestades de verão, ao chover sobre um terreno ressequido e quente é uma substância química produzida pela bactéria Streptomyces coelicolor e algumas ciano- bactérias existentes na terra.
Sabias que o bocejo é contagioso? Quando vemos alguém bocejar, o nosso cérebro imagina que está no lugar dessa pessoa e, por isso, acaba desencadeando um bocejo, mesmo que não se esteja cansado ou entediado.
39