Page 23 - Boletim numero 261 da APE
P. 23

BOLETIM APE | ABR/JUN 2021
EM FOCO APE
 Sabemos que foi recentemente elaborado um Plano Di- retor, quais são as principais alterações e novidades que o mesmo irá trazer?
O Plano diretor de infraestruturas para o IPE está pronto e em agendamento para ser submetido à consideração de SExa. O GEN CEME. Pretende-se com este plano adequar as infraestruturas à visão que temos para o IPE.
Como vê o papel e interação dos antigos alunos com o IPE? Em sua opinião deveria existir uma maior ou menor intervenção?
Sobre os AA considero que a sua interação com o IPE é sempre positiva. Fruto da sua experiência e laços afetivos que criaram com o IPE será sempre uma mais valia a sua co- laboração e envolvimento na integração dos novos alunos e na imagem de credibilidade e confiança no futuro que proje- tam nos mesmos. Contudo, esta interação pode sempre me- lhorar assim querendo os AA contribuir positivamente quer para a divulgação do seu Instituto, quer para a colaboração na conceção de estágios, de especial importância para a for- mação em contexto de trabalho dos nossos alunos do ensi- no secundário, permitindo que os alunos conheçam várias empresas e possam realizar os seus estágios num meio pro- fissional e com apoio da experiência dos AA, quer para a oferta de emprego, bem como participando nas cerimónias, objetivamente no apadrinhamento e num acompanhamen- to próximo dos atuais alunos. Lamentavelmente, até ao pre- sente, ainda não nos foi possível realizar a desejável cerimó- nia do apadrinhamento, que se encontra em planeamento e que terá de respeitar as condicionantes do momento.
A Pandemia COVID-19 trouxe desafios acrescidos a to- dos, particularmente às escolas. Como é que o IPE en- frentou esse desafio? E que respostas forma dadas ao mesmo?
O IPE enfrentou este desafio da mesma forma que en- frenta qualquer desafio: com determinação, empenho e cer- teza que os alunos têm sempre de ter a melhor resposta e apoio.
Neste sentido, foram implementadas medidas de segu- rança para controlar a transmissão do Sars-Cov-2, através do Plano de Contingência COVID do IPE, cumprindo o Plano de contingência COVID-19/EXÉRCITO e consequentes Ordens Parcelares, o estipulado nas Normas da DGS e o Referen- cial das Escolas. Foi dada formação sobre o Covid-19, a alu- nos, docentes e não docentes, criadas condições de afasta- mento social de alunos e trabalhadores do IPE, de desinfeção das mãos e dos espaços, de testagem e de isolamento das pessoas e vacinação.
Caro associado, encontra-se 2021. Poderás pagar a quota
No que se refere ao ensino, de modo a responder às di- versas situações que poderiam surgir, o IPE construiu um plano de ação para o Ensino Não Presencial estruturado de forma a que os alunos e os EE pudessem ter o melhor acom- panhamento à distância. Foram elaboradas e enviadas plani- ficações semanais com atividades previstas (aulas síncronas, assíncronas, tarefas) para cada disciplina. Adaptamos salas para a transmissão das aulas e, no período de confinamento, nunca esquecendo apoio a quem dele necessita, cedemos, a título de empréstimo, equipamentos informáticos a alunos privados desses meios. Complementarmente, os Diretores de Turma e os professores mantiveram contacto constante com os EE por telefone, email, dando feedback sobre o pro- cesso de ensino aprendizagem dos seus educandos. Foi apli- cado um questionário de satisfação do Ensino Não Presen- cial. Os resultados foram analisados e para todos os aspetos a melhorar foram elaborados planos de ação. É importante referir que os resultados mostraram que existiu um elevado grau de satisfação.
Passados quase dois anos da sua tomada de posse como diretor, e excluindo o fator do ensino profissional no IPE. Quais são no seu entender os grandes fatores de diferenciação desta escola?
Naturalmente, o perfil do aluno do IPE. O nosso instituto carateriza-se por ter um ensino aprendizagem de cariz mais prático e contextualizado numa matriz militar de enormes tradições, oferecendo um ensino atual, com os olhos postos no futuro. Aqui o aluno desenvolve competências que vão muito além das competências académicas e curriculares. A cultura organizacional do IPE desenvolve no aluno o espírito de camaradagem, resiliência, a capacidade de liderar e ser liderado, os valores, a disciplina, a educação inclusiva e mul- ticultural. O IPE procura garantir a sustentabilidade das aprendizagens dos seus alunos, tornando-os adultos em- preendedores, flexíveis, versáteis com capacidade de adap- tação e para um futuro incerto e imprevisível.
     *
Diretor do IPE desde 2019, ingressou na Academia Militar em 1982, onde concluiu o Curso de Infantaria. Habilitado com o Curso de Promoção a Capitão da Escola Prática de Infantaria e o Curso de Promoção a Oficial Superior e possui ainda outros Cursos, nomeadamente o Curso de Opera- ções Irregulares, o Curso de Métodos de Instrução e Curso de Segurança Militar entre outros cursos Militares.
Ao longo da sua carreira prestou serviço em várias Unidades, Estabeleci- mentos e Órgãos do Exército e das Forças Armadas.
É condecorado com a Medalha de Serviços Distintos grau prata, a Meda- lha de Mérito Militar de 1a e 2a classe, a Medalha Cruz de S. Jorge de 2a classe, a Medalha de D. Afonso Henriques de 2a classe e a Medalha Com- portamento Exemplar grau ouro.
a pagamento a quota relativa ao ano de na Associação ou através do site da APE
      https://www.ape.pt/produto/quota-anual-ano-2021/
A existência da associação depende de ti!
   21














































































   21   22   23   24   25