Page 3 - Boletim numero 260 da APE
P. 3
BOLETIM APE | JAN/MAR 2021
No início do segundo ano do mandato desta Direção, face a uma experiência completa- mente imprevista e que já se prolonga por
mais de 12 meses, sem um fim à vista, temos pro- curado corresponder, ao que nos propusemos, utilizando métodos e processos que têm vindo a estar ao nosso alcance e que nos têm permitido manter a proximidade e o contacto com a nossa comunidade de associados e Pilões em geral.
Uma área muito importante a que temos de- dicado especial atenção prende-se com as ações solidárias em resposta ao que já seria expetante em resultado da crise que todos enfrentamos. Neste sentido temos vindo a ajudar 4 famílias de alunos, em dificuldade no pagamento das men- salidades do IPE e um antigo aluno numa situa- ção precária de saúde e de recursos materiais.
O Fundo de Solidariedade, o principal suporte financeiro destas ações, não tem tido dimensão suficientemente abrangente para a dimensão que estes casos traduzem, mas não temos deixa- do de corresponder, dentro das possibilidades da nossa Associação e continuaremos atentos ao que vai acontecendo.
EDITORIAL
Fernando Baptista Pires
19550275
1
É justo realçar as iniciativas recentes de três dedicados associados que encontraram uma for- ma de contribuir no reforço financeiro do Fundo.
Três exemplos dignos de registo e que mere- cem o nosso agradecimento bem como a todos os que, através da loja online da APE, colocaram as sua encomendas dos livros “Escolhidos a Dedo” e “Cadernos Respigos...” e do relógio de comemo- ração dos 110 anos da Fundação do IPE.
O Orçamento e Plano de 2021, que foi apre- sentado na Assembleia Geral Ordinária, agenda- da para o dia 26 de março, incluiu um programa de atividades e eventos adaptados às formas remotas de comunicação e interação, a exemplo do que já aconteceu com a realização da Assem- bleia Geral em junho de 2020 e das Tertúlias da Guerra Colonial nos meses de outubro e novem- bro de 2020.
NOTA DO EDITOR
Este é o primeiro Boletim de 2021, que não co- meçou como todos desejávamos e, à data da elaboração do mesmo, ainda nos encontra-
mos todos “confinados”, estando as atividades do IPE e APE muito reduzidas.
Gostaríamos, não obstante este ano por força das circunstâncias, não se ter homenageado, no dia 5 de fevereiro, o Fundador do IPE, General Xa- vier Correia Barreto, lembrar essa data, até porque este ano o IPE cumpre os seus 110 anos a formar cidadãos úteis à Pátria.
Apesar de todos os contratempos que este cená- rio nos traz, é com algum orgulho e um sorriso na cara, que constatamos que o nosso Boletim conti- nua cheio de atividade Pilónica, não podemos dei- xar de agradecer aos nossos colaboradores, a gene- rosidade de partilharem as suas Estórias e Histórias, os seus poemas, os seus pensamentos, os seus co- nhecimentos, os seus hobbies e até a sua arte...
E a arte está tão presente neste boletim! Já há algum tempo que queríamos trazê-la para este espaço, e é bem verdade que a ”necessidade aguça
o engenho” e assim na ausência de “material” para as nossas capas, resolvemos lançar o convite a al- guns artistas Pilões (alguns que conhecíamos e ou- tros que nos deixaram como dicas), para nos faze- rem as capas do Boletim, tendo como tema “aquela casa tão bela e tão ridente”, e a resposta não se fez esperar e por isso a capa do nosso bole- tim é uma obra de arte com que nos presenteou o nosso artista pilão Samuel Rodrigues (19760140).
Queríamos também aproveitar esta oportuni- dade para agradecer a todos os colaboradores, que em 2020, enriqueceram o nosso Boletim com os seus “escritos”.
MUITO OBRIGADO e esperamos continuar a contar com todos!
Fica a esperança de que no próximo Boletim, já possamos trazer muitas mais novidades da nossa escola e da associação...que os tempos normalizem e a vida de todos retome o seu trilho.
Elsa Martins Magro
(em nome da Equipa Editorial)
Informamos que o conteúdo, exatidão e integridade de todos os artigos publicados no Boletim da APE, são da inteira responsabilidade dos autores identificados.