Page 29 - Boletim numero 260 da APE
P. 29

BOLETIM APE | JAN/MAR 2021 NOTÍCIAS DO IPE Obrigado, Sr. Sargento-Mor Carlos Baptista!
 O Sargento-Chefe, Carlos Jorge Plácido Baptista, que foi recentemente promovido a Sargento-Mor, cessou funções no IPE, no início de janeiro de 2021.
De uma forte dedicação ao IPE, de uma vivência “pilóni- ca”, a todos os níveis e pai orgulhoso da 1a Comandante de Batalhão do IPE, Mariana Baptista (20110002).
Ao longo das 3 décadas que serviu nos Pupilos do Exérci- to, passou por diversas funções (área de pessoal, financeira, logística alimentação, etc.).
Sempre afável e cordial para alunos e antigos alunos, dei- xa uma marca indelével em todos, que muito nos orgulha.
APE agradece todo o empenho e dedicação que demons- trou ao longo de 30 anos.
Salvé! Salvé! Salvé!
     Nota de Editor: A Atividade de Complemento Curricular (ACC) Teatro teve início no ano letivo transato para os alunos de 5o e 6 o anos. Teve, desde o início, muita aceitação por arte dos alu- nos, mas as condições especiais em que o ano decorreu não permitiram concluir todos os pro- jetos que inicialmente estavam previstos.
No presente ano letivo, a ACC de Teatro está a cargo da professora Carla Jorge Alves conta com a presença de 15 alunos. Tal como as restantes atividades letivas, tem sofrido com as contin- gências da pandemia. Segundo o que a Equipa do Boletim apurou apesar dos constrangi- mentos tem sido possível desenvolver várias atividades ligadas à expressão dramática. Os alu- nos têm aprendido técnicas de respiração, de colocação de voz e de expressão física tendo em vista a apresentação, no final do ano, de uma pequena peça.
A Equipa do Boletim desafiou um dos alunos de teatro a escrever sobre esta ACC.
     O meu nome é Simão Espírito Santo do Carmo e entrei este ano letivo no IPE e estou a escrever este texto para vos contar a minha paixão pelo teatro.
A minha experiência com o teatro começou no 2o ano, também como AEC (Atividade de Enriquecimento Curricu- lar), no colégio onde andei antes de vir para o IPE. E desde aí, o meu gosto pelo teatro tem vindo a crescer e até já entrei em algumas peças, como por exemplo:
– “A bola amarela” e “À beira do lago dos encantos”, no 2o ano;
– “Shakespeare trocado por miúdos - Hamlet”, no 3o ano;
– “Jantar de Reis”, no 4o ano. Já a peça “Teodorico e as mães cegonhas” ficou por apresentar, devido à pandemia.
Também, desde pequeno que gosto muito de ir ao Teatro e das peças que vi, a que mais gostei foi a do Filipe La Feria “A Rainha da Neve”, nesse dia, até tive oportunidade de o ver e para mim, ele é uma referência.
Este ano, quando vim para o IPE, fiquei muito ansioso quando vi que havia ACC (Atividade de Complemento Curri- cular) de Teatro. Esta foi logo a minha primeira opção e fiquei muito feliz quando entrei.
Estou a gostar muito da minha professora, mas, infeliz- mente, a pandemia não nos tem permitido fazer aquilo que tanto gosto... TEATRO.
Quero muito que isto acabe para continuarmos a traba- lhar na nossa peça e, apresentá-la na escola.
“Querer é Poder!”
  Simão do Carmo
352/20
 27












































































   27   28   29   30   31