Page 28 - Boletim numero 260 da APE
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NOTÍCIAS DO IPE BOLETIM APE | JAN/MAR 2021
 ... de Professora a
Coordenadora Pedagógica no IPE
  Há vinte anos, entrei no IPE pela primeira vez para ser pro- fessora. Fiquei emocionada desde o primeiro instante. Na primeira aula quando entrei na sala de aula, os alu-
nos após formarem e darem “as vozes”, entraram na sala e fica- ram em pé, em frente das suas mesas num total silêncio. Pedi para se sentarem. O Chefe de turma respondeu que não se po- diam sentar sem a Senhora Professora dar a ordem.... Estava acostumada ao ruído inicial, os alunos entravam, sentavam-se, abriam os cadernos e antes da aula começar ainda falavam uns com os outros. Agora tinha à minha frente alunos fardados e em total silêncio...
No meu horário, para além das aulas com as turmas, foi-me atribuída uma direção de turma. Fui informada que para o desem- penho desta função iria ter o apoio do Corpo de Alunos e do Se- nhor Comandante de companhia. Fiquei intrigada, o que seria o “Corpo de Alunos”? e porque é que estava prevista a colaboração de um Senhor Capitão? A dinâmica que até então conhecia ficou desconstruída... Agora tudo era diferente, mas, mais fácil. Havia ajuda e trabalho colaborativo.
Em 2005 recebi e aceitei com alegria o convite para transitar do Ministério da Educação para o Ministério da Defesa. Já tinha “vestido a camisola” há muito tempo... O Instituto era, é a minha escola.
O mais surpreende e “avassalador” foi em 2020 ter sido no- meada Coordenadora Pedagógica.
Para o desempenho deste cargo é necessário e fundamental ter perfil. Este é um cargo que até esta data foi desempenhado com imenso rigor e excelência pelo meu querido colega Profes- sor Miguel Gonçalves.
Quando o Senhor Diretor me informou que tinha sido nomea- da para este cargo expliquei que não tinha perfil, que sentia um enorme receio. A sua resposta foi “estamos cá todos para ajudar. Conto consigo”.
O Coordenador Pedagógico tem a responsabilidade de coor- denar com os diversos elementos do Serviço Escolar de forma a garantir que a escola cumpra com a sua missão.
A missão da escola é a de desenvolver competências, atitu- des, capacidades, garantir a qualidade e sustentabilidade das aprendizagens dos alunos. Esta deve de ser muito mais que re- produtora, deve de ser transformadora. Deve de ter um papel transformador. Deve de levar o aluno a melhorar a sua participa- ção na sociedade, a saber adaptar-se a uma realidade que está em constante mutação, a evoluir, inovar, a ser empreendedor e autó- nomo. Criar cidadãos úteis, empreendedores, capazes de intervir e contribuir para a mudança, para o crescimento e valorização do país.
O sucesso da aprendizagem do aluno consiste em que a esco- la consiga interagir, chegar aos seus alunos, à sua realidade, aos seus interesses, criar laços da afetividade que levem a que os alu- nos sintam prazer por nela estar e nela aprender.
É exatamente neste aspeto que esta escola, o Instituto dos Pupilos do Exército marca a diferença. Nesta escola para além do conhecimento, que é um percurso cumulativo, os alunos apren- dem modos de estar na vida. São-lhes transmitidos valores, disci- plina, normas. O domínio afetivo é também uma preocupação. Desde o momento em que o aluno entra até ao momento em que o aluno sai, ele é devidamente acompanhado pelos colegas, pelos professores, pelo Corpo de Alunos e por todos os funcionários.
São acarinhados pelos alunos mais velhos, existe o “espírito de corpo”.
Muitos são aqueles que já adultos, regressam e estão presen- tes nas cerimónias. Fazem-no com orgulho e saudade pela casa que os ajudou a crescer, que os ajudou a tornarem-se cidadãos responsáveis.
O sucesso atingido pelos alunos tendo por base as suas carac- terísticas iniciais, os seus antecedentes quando entram na escola e tudo aquilo que “seria de esperar” que estes obtivessem, aquilo que a escola “acrescentou” no aluno, o valor acrescentado, é muito pouco valorizado e é, no entanto, muito mais importante. Marca o verdadeiro valor, qualidade, eficácia e sucesso da escola.
Cada instituição deve ser avaliada por aquilo que faz, por aquilo que consegue desenvolver nos seus alunos, pelo valor acrescentado que se obtém com a qualidade das aprendizagens, e neste ranking estamos entre os primeiros.
Desde o início nunca me senti perdida. Desde o primeiro se- gundo tive sempre apoio, tive sempre ajuda, tive o incentivo de todos, sem exceção, e esse é também o espírito desta Escola.
Agradeço a todos os que mais de perto comigo colaboram e sempre ofereceram o seu apoio e disponibilidade, professores, militares, pessoal civil e obviamente os pais e os Encarregados de Educação dos nossos queridos alunos.
Não posso também deixar de mencionar os Antigos Alunos em geral e em especial aqueles que têm colaborado mais direta- mente com o Instituto criando condições para que a Formação em Contexto de Trabalho seja realizada nas suas empresas em especial nesta conjuntura mais difícil.
Sem a ajuda de todos nunca conseguiria desempenhar as mi- nhas funções. É um desafio diário! Mas, e em forma de reflexão e balanço é uma experiência positiva. Todos os dias aprendo, todos os dias surgem imprevistos. A própria situação de calamidade em que vivemos exige de todos que tenhamos a capacidade de nos adaptarmos e procuremos ultrapassar os obstáculos constantes.
Temos aulas com alunos em isolamento em casa e com alunos presentes na sala de aula em simultâneo, nas quais o professor leciona a sua aula de modo a chegar aos que estão fora e aos que estão dentro da sala.
Aulas síncronas, nas quais o professor leciona a sua aula à distância no Instituto, para turmas que estão em isolamento em casa, aulas com a turma presente no Instituto e o professor em isolamento em casa. Por vezes os meios tecnológicos não ajudam e então os professores recorrem ao equipamento pessoal (ao seu computador, à sua internet) de forma a assegurar que o ensino continue. De um dia para o outro o cenário é diferente. Nunca sabemos o que esperar. Temos alunos, professores, Militares e funcionários doentes.
Estou com a ajuda de todos e em tempos muito difíceis, a tra- balhar para a minha Escola e tenho a certeza de que vamos fazer um bom trabalho e superar todas as dificuldades.
* Professora de Inglês dos Ensinos Básico e Secundário Profissional no Instituto dos Pupilos do Exército desde 2001.
Licenciada em Línguas e Literaturas Moderna – variante Português-Inglês, pos- sui Especialização em Ciências da Educação no Ramo de Formação Educacional e o Mestrado em Gestão e Administração Escolar.
Exerceu no IPE funções desde diretora de turma a coordenadora do secretaria- do de exames e de visitas de estudo. Em setembro de 2020, assumiu as funções de Coordenadora Pedagógica.
Helena Paula Lizardo Gameiro*
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