Page 3 - Boletim numero 259 da APE
P. 3
EDITORIAL
Desde março de 2020 que nos encontramos numa situação
que nos tem privado de uma normal atividade presencial
na nossa associação, mas tal não nos impediu de, encon- trando soluções alternativas, desenvolver todo um plano, de
certa maneira enriquecedor, que nos levou ao encontro de novas formas de manter e desenvolver a nossa missão junto dos associados.
Fernando Baptista Pires
19550275
Bons exemplos de como fizemos acontecer foram as realizações, utilizando meios telemáticos, da Assem- bleia Geral Ordinária no dia 30 de junho e das Tertúlias da Guerra colonial nos dias 16 e 23 de outubro e 6 e 13 de novembro.
No respeitante às Tertúlias, podemos afirmar que fomos correspondidos com uma boa resposta, quer a nível de convidados, quer a nível de presenças. Os temas escolhidos, o planeamento, o excelente trabalho do principal mentor Luís Alves de Fraga (19540282), a forma como os convidados anuíram ao nosso convi- te, a adesão da assistência e a sua participação, foram motivos de satisfação e um incentivo para conti- nuarmos a contar com esta forma de comunicação.
Mesmo em condições normais esta será uma vantagem complementar para, no futuro, ampliarmos as nossas ações e iniciativas a toda uma cobertura geográfica e abrangente do mundo pilónico.
Em balanço de fim de ano, colocando-nos em posição de procura de respostas, que reforcem a nossa capacidade financeira, iremos centrar as nossas atenções no apelo ao apoio do Fundo de Solidariedade. Já prevíamos, e está a acontecer, como consequência da crise gerada pela pandemia, o aumento de pedidos de apoios a que temos procurado corresponder, dentro do possível e de forma equitativa.
Passada a época festiva de Natal e do Novo Ano, cujas formas de comemorar foram também adaptadas à realidade que atravessamos, nomeadamente no respeitante à festa convívio dos associados e descenden- tes, em que não deixámos de ter uma atenção para com as nossas crianças, manifestamos os nossos votos de um Feliz 2021 numa perspetiva de ultrapassarmos toda esta pandemia que tem avassalado o mundo inteiro.
Estamos numa espécie de “Coma Induzido” que irá ser interrompido a qualquer momento, enquan- to isso, mantemos a mesma vontade e a mesma de- terminação de vos levar as memórias do nosso pas- sado comum, o presente da nossa escola e tudo embrulhado nos “afetos” que nos distinguem. Essa será a nossa prenda de Natal para todos os nossos associados...
Quase a terminar o “horribilis” ano de 2020, res- ta-nos confiar que o 2021, será um BOM Ano, o ano de lambermos as feridas e reerguermo-nos.
Por isso a nossa equipa não poderia deixar de vos desejar um Excelente Ano de 2021 cheio de saú- de e realizações.
Quando assumimos a responsabilidade do Boletim da APE, acreditámos que não iria ser fácil, não tínha- mos qualquer experiência e lembro-me que a primei- ra lista, que o Fernando Pires nos apresentou, dos “To Do”, revelou-se verdadeiramente assustadora.
Mas não somos de desistir perante os obstáculos e nenhuma de nós se arrepende de termos mergu- lhado nesta aventura.
O que não fazíamos a menor ideia é que tería- mos um verdadeiro desafio pela frente com um ví- rus a abater-se sobre todos nós e, de repente, muito do que preenchia as páginas da nossa revista iria simplesmente desaparecer.
Também aqui sentimos a falta dos eventos, da cara-a-cara, das reportagens, dos convívios, das fotos, dos sorrisos e das gargalhas ruidosas, que en- cheram tantas páginas do Boletim.
Querer é Poder!!!!
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • outubro a dezembro | 1
Elsa Martins Magro
(em nome da Equipa Editorial)
NOTA DO EDITOR