Page 13 - Anexo do Boletim numero 256 da APE
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de modernidade, e ao abrigo de um protocolo ce- lebrado com o Instituto Politécnico de Setúbal, (IPSetúbal) e a sua Escola Superior de Ciências e Tecnologias, o IPE desenvolve um CTSP de Pro- gramação e Sistemas de Informação, sob a chan- cela desta instituição pública de ensino superior, o que em muito potencia a importação de conhe- cimento técnico, científico e de massa crítica para dentro da nossa escola.
Estes cursos de dois anos (quatro semestres), garantem uma forte componente técnico-prática e permitem aos seus titulares ingressar no ciclo de estudos seguinte com equivalência de cerca de noventa unidades de crédito. Neste caso em con- creto e na mesma instituição, o aluno ingressa, caso assim o entenda, no 2.o ano da Licenciatura em Engenharia Informática.
No presente ano letivo de 2018-2019, o Ins- tituto incorporou, de forma clara e não ambí- gua, os mais recentes normativos emanados do Ministério da Educação e Ciência (MEC), mais
concretamente os Decretos-Lei no 54 e 55/2018, de 6 de julho, que estabelecem como prioridade uma escola inclusiva, onde cada aluno encontre as respostas flexíveis e ajustadas à sua individu- alidade, que lhe permitam o desenvolvimento de modo a integrar a sociedade como Cidadão Útil e de pleno direito.
Para isso, conta com um efetivo projeto de Tutorias, com uma Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAI), com um só- lido e bem estruturado projeto de Educação para a Saúde (PES), nomeadamente na prevenção de comportamentos aditivos, com aulas de apoio es- pecífico para aqueles que em determinadas áreas curriculares revelam maiores dificuldades. Orgu- lha-se de possuir uma reconhecidamente válida Estratégia de Educação para a Cidadania e Desen- volvimento, alicerçada nas diferentes componen- tes do currículo, expressa nos seus documentos estruturantes e nas diferentes cerimónias que marcam o ritmo do ano letivo do Pilão, com es- pecial destaque para a Instrução do Corpo de Alu- nos (ICA), desenvolvendo deste modo todos os domínios necessários ao sucesso educativo e a uma formação integral do indivíduo.
A este respeito é também digno de destaque a qualidade do seu Projeto de Autonomia e Fle- xibilidade Curricular (PAFC), desenvolvido já em
Anexo Digital ao Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • janeiro a março |12