Page 12 - Anexo do Boletim numero 256 da APE
P. 12
culturais e desportivas, de onde destacamos, a título de exemplo, a ACC de Programação e Robó- tica, selecionada em 2019 para a fase Regional do Concurso Nacional.
No 3.o Ciclo, o IPE dispõe de um Projeto Tec- nológico, como oferta complementar devidamen- te estruturada em semestres e que se desenvolve ao longo dos três anos, sendo lecionadas áreas de Gestão; Informática; Eletrónica e Mecânica, po- dendo os alunos tomar contacto e melhor decidir sobre as suas opções para o Secundário.
Refira-se, a título de exemplo, a participação do Grupo Disciplinar de Informática em todas as conferências Web Summit realizadas em Por- tugal, com a presença dos melhores e mais em- preendedores alunos do Curso, trazendo, deste modo, os novos caminhos para o ensino da infor- mática no IPE.
No ensino secundário o Instituto definiu a sua oferta formativa na vertente profissional passan- do a oferecer a partir de 2019-2020, quatro cur- sos:
• Curso Técnico de Gestão;
• Curso Técnico de Manutenção Industrial;
• Curso Técnico de Programação de Sistemas
Informáticos;
• Curso Técnico de Eletrónica, Automação e
Comando.
Esta oferta formativa moderna e relevante vai
ao encontro das necessidades da economia e do mercado de trabalho e garante a valorização do processo educativo através da elaboração de está- gios bem concebidos em empresas e instituições, públicas e privadas, de referência como o são a Fundação Calouste Gulbenkian ou a GroundForce Portugal, onde os nossos alunos tomam, durante o decurso dos 11.o e do 12.o anos de escolarida- de, contacto com o mundo do trabalho e o mundo empresarial.
Neste nível de ensino, o IPE oferece um pro- grama que garante a lecionação de aulas de prepa- ração nas disciplinas que, para estes cursos, atu- almente se apresentam como provas de ingresso ao ensino superior.
Numa época em que se contrata pela compe-
Atualidades .27 Formação
“...dispõe de uma oferta educativa coerente, moderna e atrativa e de um corpo docente jovem e dinâmico...”
[Miguel Viegas Gonçalves]
tência técnica e se despede pela ausência de com- petência social (soft skills) os nossos melhores alunos obtêm, como recentemente um dos atuais finalistas do Curso de Manutenção Industrial, a classificação máxima de 20 valores, atribuída ao seu estágio de 600 horas, no âmbito da formação em contexto de trabalho (FCT) por aquela que é uma das maiores marcas da indústria cervejeira em Portugal.
Fruto da capacidade instalada em diversas áreas técnicas, o Instituto garante uma parte da formação dos Cursos Técnicos Superiores Profis- sionais (CTSP) aos Cursos de Formação de Sar- gentos (CFS), nas áreas da Mecânica, Eletrónica e Transmissões, assim como a lecionação de In- glês, inclusive ao CFS de Músicos e Clarins, ten- do ainda nas suas instalações um polo do Centro de Línguas do Exército.
Como consequência de uma coerente visão
11| Anexo Digital ao Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • janeiro a março
JE 690 – JUN19