Page 11 - Boletim numero 256 da APE
P. 11
Cultura e ConheCimento
Como é um dia de trabalho de um Youtuber?
Quando não estamos a gravar, o dia é passado a preparar a próxima gravação, a delinear um guião da transmissão, isto apesar de grande parte da conversa ser quase espontâ- nea, em reuniões com os patrocinadores ou agência, a expe- rimentar novas formas de cativar audiência e analisar os re- sultados de cada publicação.
Para os Youtubers que se dedicam a explicar o funciona- mento de determinados equipamentos, softwares, gadgets, ou mesmo a simples utilização de um creme para a barba ou para as mãos, uma parte do dia é a fazer experiências com os produtos que vão apresentar.
Para os Youtubers que se dedicam ao entretenimento têm de estudar as notícias do dia para as poderem comentar no seu canal, estar atentos às novidades quer sejam, música, jogos, vídeos, tecnologia, tudo dependendo dos temas geral- mente abordados para os mais jovens.
Depois, temos dias em que fazemos directos. Normal- mente é quase o dia todo para testar todo o equipamento e ensaiar para que não haja surpresas.
No caso das emissões gravadas, temos a gravação, mas temos depois todo o trabalho de edição antes de publicar.
Que tipos de Canais são os mais visualizados?
Sem dúvida os de entretenimento, em especial aqueles que falam na própria pessoa e mostram o seu dia a dia, mas que em simultâneo vão mostrando o que se deve ou não deve, pode ou não pode fazer e os tutorials. Por essa razão os Youtubers, em especial os bons Youtubers, são influen- ciadores.
É realmente o facto de serem influenciadores, ou criado- res de conteúdos, embora não gostem deste termo, que lhes permite ganhar a maior fatia dinheiro com os patrocinado- res. Vejam o caso Kardashian, ou mesmo o simples caso Mia Rose que é a quarta melhor Youtuber, em Portugal, sempre que mostram onde compram a roupa ou que creme usam geram compras das respectivas marcas.
Hoje, em dia quase ninguém compra nada sem ir ver no YouTube quem usa, como usa e se é realmente o que preten- demos.
Quando não sabemos fazer, procuramos no YouTube como se faz e tentamos encontrar várias formas de o fazer.
Quando se pergunta aos jovens o que querem ser quando forem grandes eles respondem Youtubers.
é fáCil ser Youtuber?
Sim e não.
É necessário muito trabalho e um pouco de sorte para se viver do YouTube.
Primeiro há que definir muito bem o seu estilo e qual o público que se quer influenciar, e falo em influenciar porque se não formos capazes de o fazer não conseguimos viver só do YouTube.
Para além do estilo temos de saber do que vamos falar ou divulgar. Se queremos falar de jogos temos de os saber jogar e ter pontos de diferenciação para que a comunidade de ga- mers nos queira seguir.
Se queremos falar de fotografia ou de tecnologia temos de ser bons profissionais, saber do que estamos a falar e ex- perimentar todo o tipo de equipamento e de software antes de podermos opinar sobre ele, como funciona ou que dicas podemos dar. O mesmo se aplica aos que se dedicam ao cha- mado unboxing.
Muitos seguidores buscam aprendizagem simples, conse- lhos e opiniões para tudo, por isso temos de ser isentos e ho- nestos sem negligenciar os nossos patrocinadores. Só assim conseguimos mais seguidores e também mais patrocinadores.
hoje é fáCil fazermos vídeos Com o telemóvel e poder logo publiCar ou fazer em direCto. é assim Que fazem?
De início podemos produzir os vídeos só com o telemó- vel, mas a qualidade é muito importante e por isso temos de investir em bom equipamento quer para a produção quer para a edição. A edição é muito importante, é através desta que vamos dando forma ao modo como pretendemos trans- mitir as nossas mensagens.
um Youtuber tem de saber fazer tudo, produ- zir, editar, estudar Conteúdos, analisar re- sultados... CorreCto?
Quando começa tem que se desenrascar e confiar na sor- te, mas correndo tudo bem, não podemos fazer tudo sozi- nhos e, apesar de parecer que estamos só a falar com a nossa audiência virtual, temos, por vezes, por trás de nós uma equipa, tal como se fosse um programa de televisão. Ganha- mos com os nossos patrocinadores, mas também criamos empregos quando necessário.
Os grandes Youtubers têm grandes equipas de marketing digital, produção e realização próprias ou estúdios ou agên- cias que se ocupam de tudo, desde a imagem, escolha dos temas, produção e à análise de resultados, negociação com patrocinadores e marcas.
Ser Youtuber hoje, não é só uma profissão, é um modo de vida e um negócio baseado na imagem de uma pessoa. Te- mos de dar muito de nós para ter bons resultados e em espe- cial sermos bons comunicadores, ir de encontro ao que os nossos seguidores esperam de nós e ser bons e honestos no que fazemos.
Hoje com as novas tecnologias digitais, a internet, as re- des sociais, as diversas plataformas de partilha e divulgação temos muitas novas profissões e que até podem vir a ser muito bem pagas, Youtubers, influencers, instagramers, blog- gers, vloggers que no fundo não são mais do que “Influencia- dores Digitais” ou “Criadores de Conteúdos Digitais”. uns, pelo facto de serem figuras públicas já são influenciadores naturalmente, outros têm de trabalhar e estudar muito para poderem atingir o patamar de Influenciadores e auferir um salário de 6 dígitos ao fim do mês. um trabalho que pode ser bem pago sem dúvida, mas que de simples não tem nada.
Será que temos algum Youtuber entre nós, Pilões? Gostaria de o/a conhecer...
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • janeiro a março | 9