Page 4 - Anexo do Boletim Numero 255 da APE
P. 4
As origens
Esta série de artigos tem a seguinte cronologia:
1. A Criação do Universo até à formação da Terra
2. A Origem da Vida
3. A evolução da vida até ao aparecimento do Homem
-------------------------------- Gonçalo Marques de Castro Coelho 19570193
1. A Criação do Universo até à formação da Terra
1.1 Big Bang
origem houve, em que as nossas representações habi- tuais de espaço-tempo perdem toda a pertinência.
2) 10-35 s inflacção rápida, a temperatura baixa a 1030 oC e o Universo conhece uma breve fase de expansão expo- nencial que o faz aumentar segundo um factor 1040.
3) 10-33 s Formação das primeiras partículas. A tempera- tura atinge 1028 oC e as forças começam a individuali- zar-se. O Universo é um magma hiperdenso de partícu- las fundamentais (quarks, neutrinos...) que se juntam para formar a matéria (protões, neutrões...).
4) Anos 380.000 O universo torna-se transparente. A tem- peratura desce abaixo dos 3000 oC, os electrões asso- ciam-se aos núcleos formando os átomos. O plasma ambiente torna-se menos denso e os fotões (luz) des- locam-se por fim livremente. São eles que se veem no fundo difuso cosmológico, ou radiação fóssil (que ve- mos hoje nos nossos televisores mal sintonizados).
5) 3 minutos. Formação dos núcleos atómicos. A tempe- ratura passa abaixo de 10-9 oC o que permite aos pro- tões e neutrões de se fundirem para formar os núcleos de elementos simples como o hidrogénio (75% da ma- téria) e o Hélio. As forças individualizaram-se e a maté- ria ganhou sobre a antimatéria.
6) 100 milhões de anos. Anos de sombra. A matéria arre- feceu abaixo de 0 oC, o Universo escurece e as suas grandes estruturas juntam-se.
7) 200 milhões de anos. Formação das primeiras estrelas. A primeira geração de estrelas gigantes nasce da con- densação do gás primordial ambiente em nuvens quando a temperatura desce a -200 oC.
8) 500 milhões de anos. Formação das primeiras galáxias. O gás sob o efeito da gravidade continua a condensar- se e as estrelas agrupam-se em galáxias.
9) 9 mil milhões de anos. Formação do nosso sistema so- lar. Numa nuvem interestelar da nossa Galáxia (a Via Láctea) uma condensação de gás e de poeiras abate-se sobre ela própria; no seu centro, o nosso Sol.
É hoje geralmente aceite que o Universo terá “nascido”
há cerca de 13,7 mil milhões de anos de uma singularidade, a que ironicamente se deu o nome de Big Bang, em que toda
0) 0 segundos O desconhecido. Não se sabe o que se pas- sou neste instante. Uma “singularidade inicial”, quer di- zer um ponto do espaço-tempo em que as leis da física não são respeitadas.
1) 10-43 segundos (chamado “Muro de Planck. Princípio da história “teorizável”). A temperatura ultrapassa 1032 oC. a energia 19^19 GeV (Giga electrões Volt), e o compri- mento de 10-15 m.
Esta duração de tempo - 10-43 s - representa o que nos barra hoje o caminho até à origem do Universo, se
3| Anexo Digital ao Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • outubro a dezembro