Page 14 - Anexo do Boletim Numero 255 da APE
P. 14

 NOTÍCIAS DO IPE
   MENSAGEM DOS PADRINHOS PARA OS AFILHADOS
------------------------ Ramiro Nolasco 19740268
Boas vindas, Malta Brava!
Hoje, tenho a honra de ser a ponte que transporta a voz de mais de um século de Pilões. Em comum, além das pedras que pisámos, temos a alma, este fio condutor que, embora se adapte à evolução do tempo, tem sido intemporal na sua essência... e vós que acabastes de chegar, ireis aprender, sem esforço, que a missão de o passar às gerações vindouras nada tem de sacrifício, antes de honra. O espírito de um Pilão não se aprende, vai-se entranhando em nós e ganha o seu lugar vitalício; sim, acreditem, irão viver e morrer com Ele.
Somos, de facto, uma irmandade crescente: enquanto alunos, ser-vos-ão incutidos valores, muitos deles também ensinados em casa, que vos ajudarão a vencer as barreiras da vida e outros, não menos importantes, que vos ensinarão a lidar com as perdas; nas duas situações, se levarem à prática o nosso lema, o sucesso ficará mais perto. "Querer é Poder!", mais do que aprendê-lo, é preciso vivê-lo. Irão ser tocados pela bênção da amizade genuína, de forma múltipla, sentir-se-ão iguais entre iguais e, da mesma forma que vibrarão com as vitórias dos vossos pares como se fossem vossas, sofrerão, em conjunto, o peso das derrotas. Sereis únicos na protecção uns dos outros. Primeiro, na vossa turma, depois, no vosso ano e no universo total de alunos e, quando pensarem que já levaram a dimensão desta nova família ao seu limite, descobrirão que ela se amplia a todos os ex-alunos, mesmo aqueles que se têm que socorrer de bengalas, porque temos entranhado o mesmo espírito e, entre nós, não existem senhores, não precisamos de defesas, entre nós, estaremos sempre em casa.
Aprendam o hino e os nossos gritos de guerra, irão precisar deles mais do que imaginam.
Aos encarregados de educação, queremos dizer que se descontraiam, a vossa escolha foi perfeita e que, em situação alguma, esta nova família será concorrencial, estamos aqui, ao vosso lado, com um objectivo comum. Ajudem-nos a fazer com que o acto de apadrinhar não se extinga nesta cerimónia: sempre que pensarem que a nossa experiência pode ajudar, não hesitem, estamos cá para isso.
Agora, para terminar, um poema, sempre recente, sobre um momento inesquecível por parte dos Pilões e dos seus encarregados de educação, que dedicamos a quem acabou de chegar:
  13| Anexo Digital ao Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • outubro a dezembro

























































































   12   13   14   15   16