Page 41 - Boletim numero 255 da APE
P. 41
Apresentação de Livros
O que eu li...
Desde o lançamento, em 2015, do livro “O Al- mirante Português” do AA Jorge Moreira da Silva (19800196), que tinha um enorme dese- jo de o ler. Por razões várias só agora conse- gui ter a disponibilidade mental para o fazer, e em boa hora o fiz.
Após a leitura dos pri-
meiros parágrafos deste romance histórico, assola-nos de imediato uma dúvida: o que se passou para se chegar a esta situação???? Para curiosos como eu, devorei o primeiro e segundo capítulos, na busca da resposta que tardava a chegar. A forma fluída e a escrita à moda da época, leva o leitor a todos os palcos onde se desenrola a acção, e às tantas, a pergunta inicial foi esquecida, embrenhados que estamos na leitura da histó- ria. Num cenário de guerra e revolução, entram também piratas e outros elementos cuja interligação nos vamos apercebendo gradualmente. Os sentimentos como poder, amizade, amor, traição e vingança, cumplicidade e lealdade tornam a história intensa e de tal forma envolvente que não
é fácil escolher passagens marcantes.
Escolho uma que acredito irá despertar alguma curiosidade: “Chegavam-lhe ainda aos ouvidos os apupos da assistência que enchia o Cais do Sodré. Os poucos amigos que vislumbrara entre a floresta de punhos erguidos – incluindo os “primos” carbonários (cujo radicalismo o afastara da ideia de jurar a causa) –, mantinha-se, obviamente, em silêncio, que o ambiente não era propício a outra atitude. Súbita e inesperadamente, pareceu distinguir, entre o clamor da multidão, o toque suave de um bandolim. Delirava no seu desespero? Não, não sonhava. Alguém fazia soar uma doce melodia napolitana que, pouco a pouco, se impunha à vozearia, cada vez mais fraca.”
No final do livro tudo faz sentido... e o autor, dá-nos ainda uma explicação histórica e cronológica de todos os factos (reais ou ficção) que nos elucida e incita à leitura de algo mais.
Para os leigos em linguagem náutica, há também no final do livro um glossário que nos esclarece qualquer dúvida de vocabulário.
O livro é extremamente interessante, de fácil leitura e, para além de um romance histórico, é uma ferramenta didáctica para os amantes de história.
Título: O Almirante Português Autor: Jorge Moreira Silva
19800196
Ana Paula Oliveira
19781097
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • outubro a dezembro | 39
traga uma orelha de pedro sanches
No dia 28 de novembro, na sede da APE, decor- reu a apresentação do novo livro de Jacinto Rego de Almeida (19520049), “Traga uma ore- lha de Pedro Sanche”.
O Presidente da APE, Fernando Pires (19550275)
apresentou o autor e passou a palavra à Elsa Magro (19871013), que realçou que as apresentações de livros não são eventos de menos importância, considerando que a lei- tura permite viajar, mesmo que nunca se tenha saído do país. Viajar por vários países, por diversas situações, nos sentimentos
leituras
dos outros e pelos próprios sentimentos. A apresentação do
livro esteve a car-
go do antigo aluno
Rui Telo (19480265), que referiu que o li- vro tem um estilo de humor negro e um final muito sur- preendente.
Foto de Ernâni Balsa
O enredo do livro passa-se, em grande parte, no Estado do Ceará e na sua capital Fortaleza, uma região particularmente violenta do nordeste do Brasil. Nesse ambiente dominado pela banalida- de do mal, um português coagido a abandonar a cidade do Porto onde vive, encontra em Fortaleza o amor da sua vida e torna-se um matador de aluguer.
No final houve uma sessão de autógrafos e a noite terminou com um convívio entre todos.