Page 35 - Boletim numero 255 da APE
P. 35
Color You...
m setembro de 2018, a convite dos nossos professo- res Patrícia Dinis e João Cortez, inscrevemo-nos no concurso “Apps for Good” e foi por essa altura que
pilõEs DE hoJE
O nosso tErajeto
No final do evento todas as equipas se reuniram no mes- mo auditório para se realizar a entrega de prémios. Foi aí que fomos surpreendidos por termos sido 1 das 10 equipas escolhidas para ir à final, mas ainda mais surpreendidos por termos ganho também o prémio do público.
Nesse momento percebemos que o nosso trabalho não iria ficar por ali, que tínhamos uma final também para con- correr. Entrámos nas férias de Verão, não tendo a capacida- de de conseguir nos reunirmos todos para melhorar a apli- cação, ficámos apenas com duas semanas antes do concurso para trabalharmos.
Chegado ao grande dia, fomos acolhidos no pavilhão Ca- louste Gulbenkian pela equipa responsável pelo “Apps for Good”. Fomos colocados num auditório juntamente com as outras equipas que tinham conseguido chegar à final, estan- do na altura de apresentar o nosso pitch para o “grande” público. Após a apresentação de todas as aplicações, fomos para o Market Place, demonstrar a aplicação para os mais interessados.
Era agora o momento, a divulgação dos vencedores da 5o edição do “Apps for Good”, estávamos receosos pois após conhecermos as magnificas aplicações reparámos que seria difícil vencermos. Mas como alunos do pilão acreditámos que conseguíamos e conseguimos, vencemos na final a 5o edição do “Apps for Good” e iremos ter o privilégio de ser os representantes de Portugal no concurso internacional da “Apps for Good” em Londres, que se irá realizar no final des- te ano letivo.
É uma enorme honra e orgulho participar neste projeto, não só por termos ganho, mas sim, pelo conhecimento que nele adquirimos e pelas experiências que vivenciámos.
Muito obrigado a todos os que nos apoiam, “querer é Poder!”
NOTÍCIAS DO IPE
formámos uma equipa composta por 5 elementos: Rafael Costa, Nuno Alves, Ricardo Jesus, João Mesquita e Diogo Gonçalves.
“Apps for Good” é um concurso promovido em Portugal pela CDI Portugal, o qual visa premiar as melhores aplica- ções que cumpram, pelo menos, um dos dezassete objeti- vos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pelas Nações unidas.
Em meados de maio de 2019 entrámos em estágio e vol- támos a reunir a equipa, o encontro regional iria realizar-se dentro de um mês e estava na hora de meter as mãos na massa.
Inicialmente, consolidámos a ideia e distribuímos tarefas entre todos, na qual começamos por nos encontrar no IPE uma vez por semana para falarmos e para partilharmos os nossos avanços no desenvolvimento da nossa aplicação, que mais tarde veio a chamar-se “Color You”.
A app “Color You”, permite-nos identificar a cor de uma imagem seja ela da galeria ou câmara fotográfica e conver- tê-la entre os vários sistemas de cor (RBG, CMYK, hEX, entre outras), bem como a realização de testes de daltonismo.
Esta também disponibiliza informação acerca da teo- ria da cor, boas práticas para professores e encarregados de educação que lidam ou poderão lidar com indivíduos que tenham uma má formação no que diz respeito à visão e ainda informa sobre o alfabeto internacional das cores “ColorAdd”, desenvolvido pelo português Miguel Neiva.
Faltava uma semana para o encontro regional e combi- námos, juntamente com os nossos professores, encontra- mo-nos no IPE para limar as últimas arestas e treinar o pitch.
O pitch seria o elemento essencial para nós vendermos a nossa app, este consiste numa apresentação breve, capaz de vender e captar interesse sob o nosso produto.
Chegou o dia do regional, cada equipa de entre as 50 participantes no regional da zona sul foi direcionada para uma sala ou auditório onde teria de apresentar a sua ideia para outras equipas, mas sobretudo para os 3 elementos do júri presentes. Após as nossas apresentações dirigimo-nos para o Market Place, parece que estava na altura de apre- sentar a nossa ideia a um público mais alargado.
A equipa, “Color You”
Diogo Gonçalves João Mesquita Nuno Alves Rafael Costa Ricardo Jesus
Aluno no 235/17 Aluno no 290/14 Aluno no 599/17 Aluno no 349/12 Aluno no 215/17
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • outubro a dezembro | 33