Page 31 - Boletim numero 255 da APE
P. 31

 NOTÍCIAS DO IPE
    1o dezembro
  Foto de Filipe Afonso (pai de aluna)
uma delegação de alunos do IPE esteve presente nas comemorações da Restauração da Independência e homenagem aos heróis da restauração que ocorreram na Praça dos Restauradores, em Lisboa.
As comemorações iniciaram-se com o hastear da bandeira seguindo-se o hino nacional cantado pelo coro juvenil da Casa Pia de Lisboa.
Os alunos do IPE depositaram uma coroa de flores em representação do IPE e uma coroa em representa- ção do 1o Ministro.
  Bandeira verde
Pelo 11o ano consecutivo, no dia 9 de novembro, o IPE hasteou a Bandeira Verde. Este prémio, atribuído pela Asso- ciação Bandeira Azul da Europa (ABAE), organismo interna- cional dedicado à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais, é o reconhecimento e a certificação do trabalho desenvolvido pelas escolas em prol do ambiente. A atribui- ção desta bandeira resulta de um processo de candidatura por parte da escola, tendo esta de cumprir os objetivos pro- postos pelo programa.
No ano letivo transato, o IPE levou a cabo várias iniciati- vas, entre as quais se destaca a limpeza do Parque Florestal de Monsanto, que foi um trabalho colaborativo organizado entre a Eco-Escola, a equipa de coordenação do projeto de autonomia e flexibilidade curricular (PAFC) e grupo discipli- nar de Educação Física.
Nas palavras das professoras Coordenadoras do Projeto Eco-Escola, no ano de 2019/2020, o objetivo é continuar a implementar a mudança de atitudes, com vista a alcançar os objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações unidas, para uma melhoria da qualidade de vida de todos, no Nosso Planeta.
    Baile da rosa
No dia 16 de novembro decorreu o Baile da Rosa (baile de receção aos novos alunos). Este sucedeu, como é habitual, à Cerimónia de Apadrinhamento e é um momento mais formal, mas muito simpático de integração os novos alunos no IPE.
A abertura do baile é feita pelos novos alunos acompanha- dos pelos pais, que entregam uma rosa aos mesmos. Pais e fi- lhos apresentam cumprimentos ao Diretor assim que entram (uma forma protocolar idêntica aos bailes vienenses), posicio- nam-se e depois dançam a primeira valsa vienense. um proto- colo que é na verdade, uma cópia dos bailes vienenses.
Este é um momento muito aguardado e importante para todas as crianças e jovens, que, com um brilho orgulhoso, dançam com os seus pais pela sala, envergando a sua farda e a nova barretina que lhes fora atribuída no dia anterior.
Depois da abertura mais formal, o baile continuou tendo a música ficado a cargo do conhecido radialista Paulo Fragoso.
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • outubro a dezembro | 29



















































































   29   30   31   32   33