Page 29 - Boletim numero 255 da APE
P. 29

 NOTÍCIAS DO IPE
   visita ao Colégio militar de manaus
quando soubemos da possibilidade de visitar o Colégio Militar de Manaus (CMM), ficámos muito entusiasmadas com a viagem! Visitámos, no ano passado, os nossos amigos do Colégio Militar de Portalegre e sabíamos que esta era uma oportunidade que não podíamos perder.
A nossa viagem para Manaus, no Brasil, começou dife- rente do que nós esperávamos devido ao atraso do voo para São Paulo, mas este inconveniente não nos afetou, afinal tudo era novidade.
Chegámos ao aeroporto de Manaus no dia 17 de outu- bro, por volta das 2:00 da manhã e fomos recebidos por al- guns militares do CMM que foram incríveis só pelo facto de terem ficado à nossa espera tanto tempo!
Depois de uma boa, mas curta noite de sono fomos pela primeira vez ao Colégio Militar de Manaus onde tivemos re- vigorante «café da manhã» típico de Manaus e tivemos a oportunidade de visitar as instalações e interagir com os alunos do colégio.
Ao longo dos 6 dias que estivemos em Manaus, fomos ao centro gestor operacional do sistema de proteção da Amazónia, ao comando militar da Amazónia (a fim de cum-
primentar o comandante), ao shopping, ao museu Musa, ao INPA (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazónia – um bos- que com 13 hectares). Em todos estes locais aprendemos muito sobre o Brasil, a sua fauna e flora.
O nosso dia favorito foi na Amazónia, onde pudemos na- dar com um boto cor de rosa, visitar uma tribo indígena onde realizámos muitas cerimónias com eles, visitar um viveiro de peixe pirarocu (onde tentámos, sem sucesso pescar um!) e ao regressarmos a Manaus ainda conseguimos ver o maravi- lhoso encontro das águas do rio Negro e rio Amazonas.
Regressámos a Portugal, muito contentes. Foi sem dúvi- da uma viagem fantástica.
querer é Poder!
Ou como dizem no CMM... SELVA!
Leonor Valente Aluna no 1/16 Sofia Baldo Aluna no 1521/16
      Dia do Exército
O IPE esteve presente nas comemorações do Dia do Exército, que este ano teve lugar na bela cidade de Se- túbal.
No dia 19 de outubro uma delegação de 30 alunos teve a oportunidade de assistir à Conferência «A Portugalida- de», na qual o orador, o Coronel Américo henriques, sinte- tizou em 40 minutos e de forma magistral, a história de Portugal desde 1143 aos dias de hoje. Seguiu-se o Dr. Dio- go Ferreira, «Filho de Setúbal» que abordou a participação dos cidadãos Sadinos na I Grande Guerra.
No dia 25 de outubro, pelas 20h45m, a Classe Especial do Instituto dos Pupilos do Exército fez uma demonstração de ginástica, a primeira no corrente ano letivo.
um pelotão da 4a companhia fez escolta ao Bloco de Estandartes Nacionais, tendo participado nas cerimónias oficiais de dia 27 de outubro. A escolta foi formada por uma companhia a dois pelotões, CM e IPE, comandados
pelo Cap. João Saraiva, comandante da 4a Companhia de Alunos do IPE.
De referir que o IPE, participou ainda com um stand de recrutamento do Exército, onde estiveram 2 alunos no sá- bado, dia 26 e outros 2 no domingo, dia 27 de outubro a representar o instituto e a divulgar o mesmo.
 Foto de Pedro Charavilha Baldo
 Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • outubro a dezembro | 27













































































   27   28   29   30   31