Page 14 - Anexo do Boletim numero 254 da APE
P. 14

     Tempo de Memória
O dever da memória leva-me a recordar que, com o fim do Império, o grande desafio foi o de consolidar num propósito comum, laços de amizade entre os países de língua portuguesa, em defesa dos seus valores e interesses, na democracia, desenvolvimento e cooperação.
Assim, em 17 de Julho de 1996, realizou-se em Lisboa, a cimeira constitutiva da Comunidade dos Países da Língua Oficial Portuguesa (CPLP), formada por oito países, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor- Leste.
Andei por Áfricas, antes e depois de Abril de 1974, ficou-me no coração, por razões óbvias, Moçambique. Na cidade da Beira nasceram os meus filhos, também eles
mais tarde, Pilões, 198004114-Ricardo Cristo e 19820476-Fernando Cristo. Vivi anos na cidade da Beira, tempos inesquecíveis que constroem a saudade e, quanto mais envelhecemos, mais memórias “de há muito tempo”, nos acompanham.
Recentemente em Março, um pesadelo, uma tragédia atingiu a província de Sofala, no centro de Moçambique. Um ciclone ao qual deram o nome de Idai, irrompeu brutalmente pela cidade da Beira deixando um rasto de destruição e dor inimaginável. A cidade e o distrito de Sofala, estavam no seu caminho, chuvas fortíssimas transformaram os terrenos em mares de lama. A tragédia naquela cidade a que me sinto tão ligado não acabará, epidemias de cólera, febres, malária... a peste. Num passado distante, perante uma Lisboa destruída por um terramoto, alguém disse, ”agora há que tratar dos vivos e enterrar os mortos”.
Moçambique, sofreu uma guerra civil 1977/1992. O Parque da Gorongosa quase perdeu 95% de área e vida (dizem) devido à guerra. Recuperada, teve uma segunda vida graças a mecenas que, de acordo com o governo de Moçambique investiram ao longo de um tempo milhões
de dólares na conservação no estudo da vida selvagem um verdadeiro acontecimento cientifico a nível mundial.
A memória de outros tempos, recordam-me fins de semana que se passaram no maravilhoso Parque Nacional da Gorongosa, santuário de vida animal em liberdade. Espero não tenha sofrido destruições irrecuperáveis.
O ciclone Idai, entrou pelo centro de Moçambique atingiu o Zimbabwe, Malawi e a nós... o coração.
   14 | Anexo Digital ao Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • julho a setembro
------------------------ Fernando Cristo 19550373
 






















































































   12   13   14   15   16