Page 3 - Boletim Nº 254 da APE
P. 3
editorial
Obrigado Senhor Coronel João Augusto Miranda Soares, por tudo o que fez,
realizou e criou no e pelo IPE. Pelo exemplo de dedicação, pela visão,
pelas boas práticas e pelo que fez acontecer no nosso Instituto. Pelo
amor que sempre sentiu e demonstrou pela nossa casa e que lhe advém dos
tempos de meninice e juventude que lhe foram inculcados pelo senhor seu pai,
Antigo Aluno e um grande Pilão. Pela obra idealizada e construída, paulatina-
mente e que fica registada, para a história nos anais do Instituto dos Pupilos do Exército, como um dos períodos mais notáveis ao longo dos cerca de 108 anos da sua existência. Por podermos contar com a sua presença, amizade e convívio, no seio da APE onde pertence por direito e mérito, como Associado Honorário e pela condição agora reforçada como Associado Cooperador. Pelo legado, no momento presente, pensando no futuro e nos desafios que este atrairá, na certeza de que este ciclo será uma garantia de evolução rumo ao merecido sucesso da nossa Escola. Pela excelente relação entre as duas Instituições, principalmente durante o período em que tive o privilégio, em representação da APE, de interagir com o Diretor do IPE e toda a sua organização. Pela certe- za de que o Instituto dos Pupilos do Exército continuará a formar cidadãos úteis à Pátria.
Graças a si acreditamos e muito na nossa casa.
Temos Boletim! Todas as palavras que escreva ou venha a escrever sobre a nova equipa editorial e redatorial do nosso Boletim,
não serão suficientes para realçar o momento que estamos a viver e que nos demonstra que as boas soluções existem, o volunta- riado está dentro de nós e uma comunicação de qualidade enriquece a nossa comunidade. Ao receber o número 253, no passado dia 10 de julho, para além do impacto inicial, pela surpresa da capa, iniciei uma leitura e apreciação minuciosa que me encheu de alegria e de uma forte confiança. Em boa hora a Elsa Magro, a Ana Oliveira, a Cristina Coelho e a Sílvia Baldo decidiram assumir esta missão. Não são necessárias mais provas, temos Boletim, temos soluções e desbravamos caminhos promissores. Endereço- -lhes os meus parabéns e assumo também parte deles por ter lançado o apelo que tão qualificada resposta mereceu.
Muito obrigado!
Em fim de mandato, sendo este o penúltimo Editorial, no presente mandato, e último antes do próximo ato eleitoral de dezem-
bro de 2019, como Diretor do Boletim e Presidente da Direção, quero também, de forma vincada, agradecer e enaltecer o excelente trabalho desenvolvido, ao longo destes 3 anos, por todos os membros dos Órgãos Sociais reservando, ao mesmo tempo, uma refe- rência muito especial para a equipa Diretiva a que tenho a honra de pertencer. Os resultados, o trabalho desenvolvido e a herança que deixamos falam por si. Em dezembro próximo teremos de, mais uma vez, garantir a participação de candidaturas fortes e credíveis e que mereçam a confiança e esperança dos nossos Associados eleitores. Irei terminar estas funções, mas não me despe- direi da APE, nem dos Associados, antes pelo contrário, continuarei disponível, interessado e motivado, assim me sinta apoiado.
Resolvemos ainda inovar um pouco e eliminamos (apenas para os sócios) a diferença temporal de um mês, entre a expedi- ção em papel e a digitalização do nosso boletim no site, assim, desde o boletim anterior, que a digitalização do boletim e a ex- pedição do boletim em papel é efetuada ao mesmo tempo para comodidade de todos os sócios.
Criámos também um anexo digital ao boletim, que acomoda todos os artigos que consideramos de interesse para a comuni- dade pilónica em geral, e que por uma questão de espaço não nos é possível incluir no boletim em papel. Neste próximo bole- tim, iremos já utilizar, algumas dicas, que alguns associados nos fizeram chegar, como por exemplo utilizar o anexo ao boletim digital para incluir fotos e vídeos que consideramos de interesse geral e que não nos é possível incluir no boletim em papel, as- sim como colocar um QRcode no boletim em papel, que permiti- rá que qualquer smartphone possa efetuar a leitura do mesmo e de uma forma rápida acederem ao anexo digital do boletim, des- de que estejam registados no site, permitindo a continuidade quase imediata da leitura em papel para o anexo.
Queremos deixar aqui um agradecimento especial a todos os Antigos Alunos associados que nos fizeram chegar a sua opi- nião sobre o boletim, e particularmente aqueles que nos ajuda- ram e nos deram excelentes sugestões, que muito apreciámos e vamos ter em conta. Muito Obrigado!
As ideias são muitas, mas mais importantes dos que as nos- sas ideias, são as vossas, desafiamos-vos a fazerem-nas chegar, que teremos todo o prazer em as discutirmos convosco e incluí- -las no boletim.
Fernando Baptista Pires
19550275
Depois de nos termos estreado, nestas nossas funções co- mo editoras, parece-nos que o saldo não será de todo negativo. Pelo menos, até ao momento não fomos demitidas, já é qual- quer coisa!!!!
Como todos sabem antes de assumirmos as nossas novas funções, resolvemos efetuar um pequeno inquérito sobre os há- bitos de leitura dos nossos associados, fizemos o mesmo através de um encarte que foi no boletim em papel e também online, através das redes sociais. A resposta ao mesmo excedeu as nos- sas expetativas, recebemos bem mais de 150 respostas aos nos- sos pedidos, com a informação sobre as rubricas que liam, o porquê de não lerem algumas e ainda muitas dicas sobre o que gostariam de ver no nosso boletim e o que não gostariam de ver. Dicas essas, que nos foram muito preciosas, até porque algumas delas vinham já de encontro a algumas ideias que tínhamos e que resolvemos implementar já no boletim anterior.
Um dos nossos grandes objetivos a que nos propusemos, foi o da DIVERSIFICAÇÃO. Esta diversificação passa pelos temas e também de novos autores/colaboradores, tendo naturalmente sempre muita estima por todos os colaboradores (reconhecendo- -lhe toda a dedicação e qualidade dos seus artigos) que já há mui- tos anos fazem parte do “plantel” do nosso boletim, que conside- ramos e queremos manter. Propusemo-nos também a solidificar a ponte entre Antigos Alunos, Alunos e o IPE, que aliás está na génese da nossa continuidade como associação, e como tal criá- mos algumas rubricas em que alunos, professores, militares, pais etc.... poderão também ser colaboradores. Que melhor forma há de conhecer a escola de hoje, senão através dos próprios???
Foi também com muito agrado, que ficamos a saber que após a saída do Boletim anterior se verificaram muitos registos no site e até de novos associados.
Elsa Martins Magro (em nome de toda a equipa)
Boletim da Associação dos Pupilos do Exército • julho a setembro | 1
nota do editor